Medidas da FAB servem para aumentar a segurança do pontífice e minimizar impacto no transporte aéreo do País

Agência Brasil

Com a visita do papa Francisco ao Brasil, o Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) definiu medidas de controle e defesa do espaço aéreo durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro e em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. De acordo com o Comando de Defesa Aeroespacial, as medidas servem para aumentar a segurança e minimizar o impacto no transporte aéreo e incluem a restrição de voo em determinados espaços.

Veja fotos da visita do papa Francisco ao Brasil
Papa desembarca no Rio de Janeiro; acompanhe ao vivo
Fiéis lotam saguão de aeroporto antes da chegada do papa Francisco ao Rio
Manifestantes preparam marcha rumo ao Palácio Guanabara

Veja fotos do papa Francisco após desembarcar no Rio:

As áreas com voo restrito foram comunicadas à comunidade aeronáutica por meio de notam (notice to airmen, aviso aos aeronautas). Também serão intensificadas as ações de defesa com o uso de aeronaves de defesa (F-5M Tiger, A-29 Super Tucano), transporte (VC-2, C-105 Amazonas, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília), reconhecimento (VANT RQ-450, E-99) e asas rotativas (VH-34 Super Puma, H-34 Super Puma, H-60 Black Hawk).

Durante a passagem de Francisco, que fica até domingo (28) no Brasil, todo o transporte aéreo do líder da Igreja Católica será feito pela FAB, bem como o esquema de defesa durante os deslocamentos aéreos. O avião que trouxe o papa aterrisou na Base Aérea do Galeão às 15h43. Ao entrar no espaço aéreo brasileiro, o pontífice recebeu uma mensagem de boas-vindas da FAB.

"Sua Santidade acaba de entrar na área sob responsabilidade do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, que cobre 22 milhões de quilômetros quadrados. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo deseja boas-vindas para a aeronave que transporta o papa Francisco e sua delegação. Seja bem-vindo ao Brasil e para Jornada Mundial da Juventude de 2013. Deus abençoe a sua jornada", dizia a mensagem.

O texto foi lido em inglês, via rádio, e também por um sistema de transmissão que funciona como mensagem de texto de aparelhos celulares.

Francisco veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, que começa amanhã (23) e vai até domingo (28). Ele foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff, pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito Eduardo Paes, pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, e pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, entre outras autoridades.

A atuação da FAB durante o evento, faz parte de uma autorização da Presidência da República para o emprego temporário das Forças Armadas em prol da garantia da lei e ordem.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.