Francisco descansará no mesmo quarto usado pelos antecessores João Paulo II e Bento XVI

Agência Estado

A ala pontifícia do Seminário Bom Jesus, em Aparecida, no Vale do Paraíba (SP), receberá a visita do terceiro papa em 33 anos. Francisco descansará no mesmo quarto usado pelos antecessores João Paulo II e Bento XVI. Trata-se de uma suíte decorada com móveis simples, de madeira, sem luxo.

No Rio: Papa Francisco dormirá em suíte de 45 metros quadrados

Na cabeceira da cama de solteiro há um quadro estilizado de Nossa Senhora Aparecida. Na escrivaninha, um porta-retrato com a foto da família de Jorge Mario Bergoglio serve para dar um clima familiar ao espaço, ao lado de uma cuia de chimarrão, que será oferecida ao pontífice após o almoço. Argentino, o papa também tem o costume de tomar o chá tradicional do Sul do Brasil.

Especial: especial do iG faz cobertura completa da visita do papa

Imagem de Frei Galvão que será abençoada pelo papa Francisco em Aparecida (SP) é restaurada
Futura Press
Imagem de Frei Galvão que será abençoada pelo papa Francisco em Aparecida (SP) é restaurada

Apesar de toda a simplicidade, o quarto do pontífice recebeu nesta sexta-feira a primeira vistoria oficial do Exército, que também cuidará da segurança do papa nas quase três horas em que ele permanecerá no local. Soldados à paisana tiraram fotos do espaço, checaram as entradas e janelas do banheiro e utilizaram um aparelho que mede a radioatividade do ambiente.

A expectativa é de que Francisco chegue ao seminário por volta das 13h de quarta-feira, 24. Ele seguirá diretamente para o refeitório, onde participará de um almoço para 60 convidados. O cardápio é tratado como "segredo de Estado". A nutricionista do local adiantou apenas que o pontífice poderá experimentar comida caseira, típica da região.

Programação: Veja como será o dia a dia do papa Francisco na JMJ 2013

Para a visita de Bergoglio, nenhuma obra foi realizada no seminário. A ala que o papa usufruirá é exatamente igual à oferecida a Bento XVI, em 2007. Apenas serviços de limpeza e pintura foram realizados, segundo o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal d. Raymundo Damasceno Assis. "Ele é simples, prega a humildade e a austeridade em cada um de seus gestos. Não podíamos ser diferentes. Ainda bem, assim não tivemos de gastar nada."

Veja fotos dos preparativos da visita do papa no Brasil:


As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.