Quase 100% das prefeituras estão na internet, mas só 6,8% têm pagamento online

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Só 24,7% tem o recurso para melhorar a integração dos sistemas próprios e a comunicação dos empregados

Agência Brasil

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que todas as prefeituras dispunham de computadores em 2012 e 99,8% tinham acesso à internet, ou seja, 5.555 dos 5.565 municípios existentes no ano passado em todo o país. Mas apenas 24,7% tinham o recurso da intranet para melhorar a integração dos sistemas próprios e a comunicação dos empregados.

Mais Munic 2012:
Só 4% dos municípios têm plano de transporte, revela IBGE
Bibliotecas estão presentes em 97% das cidades, mostra IBGE
Apenas 22% dos municípios têm conselhos para discutir a política urbana
Instalação de guardas municipais cresce 2,3%, revela pesquisa do IBGE
Número de servidores públicos supera 6,2 milhões em municípios brasileiros
Quase 100% das prefeituras estão na internet, mas só 6,8% têm pagamento online

A pesquisa fez o levantamento da informatização das prefeituras desde 2004 para verificar o desenvolvimento e difusão de informações, além da gestão dos recursos disponíveis.

Se, em 2009, 60% das prefeituras tinham página na internet, o número passou para 75,5% em 2012, chegando a 99,6% dos municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes e todos os com mais de 500 mil habitantes. Mas a gerente da Munic,Vânia Pacheco, ressalta que os serviços oferecidos via web ainda são muito raros.

Paulo Marcos
Lan house para jovens carente no País

“Infelizmente os nossos municípios ainda não chegaram a ter as páginas nesse formato. A grande maioria é informativa ou interativa, onde você pode mandar um e-mail ou simplesmente pegar uma classificação de concurso, mas transacional são poucos. Transacional é a página que permite agendar uma matricula escolar ou uma consulta no posto de saúde pela internet. Isso ainda é uma raridade nas páginas da internet dos municípios”.

Em 65,3% dos casos, a página do município somente disponibiliza informações sobre órgãos da administração pública. Em 26,8% dos municípios presentes na rede mundial, a página é do tipo interativa: permite o recebimento de informações, como reclamações e cadastros. Já as páginas do tipo transacional (que permitem o pagamento de impostos, contas e matrícula em escolas) estavam presentes em apenas 6,8% dos municípios conectados. Do total, 0,1% não souberam informar o tipo da página que estava sendo oferecida.

Quanto ao atendimento à população, 95% dos municípios ofereciam, no ano passado, algum serviço a distância, proporção pouco acima dos 94,2% verificados em 2009. Na Região Norte, o atendimento a distância passou de 77,7% para 87,3%. Dos municípios que ofereciam esse tipo de serviço, 88,7% utilizavam a internet. O atendimento por telefone exclusivo estava presente em 23,4% dos municípios em 2012, ante 14,1% em 2009. Apenas 11,2% das páginas de municípios eram acessíveis a pessoas com deficiência, proporção que sobe para 34,2% entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.

Os planos de inclusão digital estavam presentes em 90,5% dos municípios brasileiros no ano passado, sendo que 76,9% contavam com apoio do governo federal. Em 2006 o número era de 52,9%. Computadores foram instalados na rede pública de ensino em 76,8% dos municípios, 76,2% criaram telecentros e apenas 11,5% fizeram a conexão entre doadores de equipamentos e os prestadores de serviço de informática. No acesso sem fio à internet, 795 municípios ofereciam acesso wifi, sendo gratuito em 744 deles. Apenas 91 prefeituras oferecem a cobertura em todo o município.

Leia tudo sobre: municperfil dos municipios brasileirosibge

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas