Manifestação termina com 37 presos em Brasília

Por Nivaldo Souza - iG Brasília |

compartilhe

Tamanho do texto

Polícia ampliou nível de resposta contra manifestantes, atirando bombas de gás lacrimogênio sobre o gramado

Pedro França/Futura Press
Após horas de protesto pacífico, manifestantes entraram em confronto com Polícia Militar na frente do Congresso

O balanço final da Polícia Militar do Distrito Federal indica que 37 pessoas foram presas durante a manifestação nesta quarta-feira (26) em Brasília. A maior parte dos manifestantes foi presa após ação da polícia para dispersá-los do gramado do Congresso Nacional, onde cerca de 5 mil se reuniram para protestar contra, entre outros temas, a corrupção e pelo fim do voto secreto por deputados e senadores. A manifestação começou por volta das 14h e terminou às 23h.

Leia também: Polícia reage a provocação de manifestantes no Congresso
Mais cedo: Em protesto, manifestantes chutam bolas contra o Congresso

Dos 37 presos, quatro são menores de idade e 33, adultos - um deles por portar uma mochila com diversos tipos de facas. A maior parte, segundo a PM, foi presa ao invadir o shopping Pátio Brasil, na região central de Brasília. A polícia teve 3 homens feridos - um deles após ter sido derrubado por um manifestante, conforme informações da PM.

Durante o protesto, a força tática da PM, a Rotam, avançou com carros e motos sobre o gramado da Esplanada dos Ministérios pouco depois da dispersão feita com as bombas de gás. O iG flagrou o momento em que um manifestante apanha de oficial Rotam, após xingar um dos policiais. A resposta veio com spray de pimenta e cassetete. Assista:


Contando com um efetivo de 4 mil homens para acompanhar a manifestação e fazer a proteção ao Congresso, o Palácio do Itamaraty e o Ministério da Justiça, a PM de Brasília resistiu por cerca de meia hora a uma série de objetos, como bombas de artifício e garrafas de água cheias, jogados por uma parte pequena dos manifestantes que ocupavam o gramado do Congresso. Veja:


A resposta veio com uma carga pesada de bombas de gás lacrimogênio atirada contra os manifestantes pela tropa de choque da polícia. Confira:


Leia tudo sobre: Brasíliaprotestos

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas