Previsão do inverno é que não haja frio intenso durante muitos dias seguidos

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Neste ano, as regiões Sul e Nordeste terão chuvas acima da média e região Centro-sul terá pouco frio

O inverno começa oficialmente no hemisfério Sul às 2h04 nesta sexta-feira (21). A previsão para julho é de temperaturas baixas, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do sul do estado do Paraná. Já em agosto e setembro devem ter temperaturas acima da média.

AE
Porto-alegrenses enfrentam frio no centro de Porto Alegre

De acordo com a Climatempo, o inverno deste ano deverá ser similar ao do ano passado e terá pouco frio na região Centro-sul. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, neste ano, o inverno será de frio ameno, não tendo muito frio na região Sudeste e Centro-Oeste e que a população não deverá esperar frio intenso durante muitos dias seguidos.

Neste ano, deverá haver normalidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña, o que deixará o tempo mais instável. A Climatempo também afirmou que o final do outono deste ano foi um pouco atípico em algumas regiões, como Sul e Sudeste que tiveram uma quantidade significativa de chuvas.

Confira a previsão do tempo para sua cidade

No começo do inverno haverá uma forte frente fria e presença de massas secas que provocarão chuvas acima da média no Sul e no litoral da Bahia. Já nas outras regiões a média de chuvas ficará próxima à normalidade.

Confira mais detalhes para os próximos três meses:

Julho:

- Não haverá frio intenso prolongado, mas as massas frias devem pelo país, principalmente a primeira e a última do mês que poderão alcançar até a região Norte.

- Existe a expectativa de acontecer geadas na região Sul, principalmente nas regiões serranas, no Planalto Catarinense e no sul do estado do Paraná, mas não de grande intensidade.

Agosto:

- O mês será bem seco, não havendo muitas chuvas por todo o país.

- Cinco frentes frias passarão pelo Brasil, mas com poucas possibilidades de trazerem chuvas.

- As chuvas deverão ocorrer no sul do Brasil, na parte leste do Nordeste e no extremo norte.

- Deverá haver mais frio no começo e no final dos dias e temperatura amena durante as tarde.

Setembro:

- Haverá menos chuva que o normal em São Paulo e nas regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste.

- A umidade ficará baixa, principalmente na região central do país e a radiação atmosférica já será bastante significativa, o que significa que o sol aparecerá mesmo que haja frio.

Leia tudo sobre: invernoinverno 2013frioestações do ano

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas