Governo formaliza troca na direção da Polícia Federal e na presidência da Funai

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Rogério Augusto Viana Galloro assume o cargo de diretor executivo da PF no lugar de Paulo de Tarso Teixeira. Na Funai, Maria Augusta Boulitreau Assirati assume o comando do orgão

Agência Estado

O governo federal nomeou nesta segunda-feira (10) um novo diretor executivo para a Polícia Federal. Rogério Augusto Viana Galloro assume o cargo no lugar de Paulo de Tarso Teixeira. As portarias com a nomeação de Galloro e a exoneração de Teixeira estão publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Leia também:
Cartilha que recomenda "trabalho dentro da lei" pode travar operações da PF

Agência Brasil
A presidente da Funai, Marta Azevedo, que deixou o cargo alegando problemas de saúde

Tarso estava no cargo desde abril de 2011. Galloro ocupava a função de adido (representante) policial na embaixada brasileira em Washington (EUA) e já foi superintendente da PF em Goiás, entre 2007 e 2009.

Em nota, a assessoria da PF informou que a alternância entre diretores, coordenadores e chefes é “prática comum dentro da normalidade administrativa do órgão” e que Teixeira deixa o cargo em função de um convite para se tornar adido em Portugal.

Em outro ato, o Ministério da Justiça também formalizou a saída de Marta Maria do Amaral Azevedo da presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), anunciada na sexta-feira (7). A antropóloga alegou problemas de saúde para pedir exoneração do cargo. Porém, informações de bastidores são de que a saída da dirigente da Funai teve como causa a série recente de conflitos envolvendo indígenas, como a morte do índio Oziel durante ação da Polícia Federal para desocupação de fazenda em Sidrolândia (MS) e o atentado a tiros contra outro terena, Josiel Gabriel, também em Sidrolândia, além da resistência de indígenas de várias etnias à construção de hidrelétricas na Amazônia.

Mais: Presidente da Funai deixa o cargo em meio à crise do governo com indígenas

A diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Maria Augusta Boulitreau Assirati, assume o cargo interinamente, sem prejuízo das atuais atribuições, conforme portaria de sua nomeação, também publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

*Com AE e Agência Estado

Leia tudo sobre: polícia federalfunaidiário oficial da uniãodou

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas