Quase 200 índios se recusam a deixar usina hidrelétrica de Belo Monte

Por Agência Estado - |

compartilhe

Tamanho do texto

Indígenas acampados em Vitória do Xingu, no Pará, prometem permanecer no canteiro de obras, o Sítio Belo Monte, mesmo com a determinação da Justiça Federal

Agência Estado

Os cerca de 170 indígenas acampados na Usina Hidrelétrica Belo Monte em Vitória do Xingu, no Pará, reiteraram que não sairão do canteiro de obras, o Sítio Belo Monte, mesmo com a determinação da Justiça Federal.

Morte de índio:
- Ministro pede que PF apure com rigor se houve abuso em desocupação no MS
Governo de Mato Grosso do Sul diz que PM não usou arma letal

Eles exigem a retirada imediata da polícia do canteiro. O prazo determinado pela Justiça para saída pacífica dos índios terminou às 17h do dia 29. Os índios ocupam o canteiro desde a madrugada de segunda-feira. Eles exigem suspensão dos estudos e das obras nos Rios Xingu, Tapajós e Teles Pires e a realização a consulta prévia, prevista na Constituição e na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Imagens aéreas: Veja o impacto das obras de Belo Monte no Pará

Ontem (30) o clima foi tenso no sítio. Os índios ameaçavam atear fogo nas instalações da usina, caso a polícia insistisse em cumprir a reintegração de posse. "Enquanto houver a presença dos policiais da Força Nacional, não podemos dialogar", afirmaram os indígenas em carta.

Sarah Freeman/BA Press/Futura Press
Pescadores e ribeirinhos atingidos por Belo Monte protestam contra o sistema de transposição de embarcações da hidrelétrica

Apesar dessa decisão, os manifestantes temem que aconteça o mesmo que ocorreu na ação da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul. Lá uma ação de reintegração de posse na terra indígena Buriti terminou com a morte de um índio terena na manhã de quinta-feira.

Na carta, os indígenas reafirmaram a decisão de radicalizar. "O massacre foi anunciado e só o governo pode evitar", dizia trecho do documento. A assessoria da Polícia Federal informou que é difícil que essa determinação seja cumprida antes de segunda-feira. 

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas