Confira abaixo como funcionarão os principais serviços neste feriado

O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, dia 30, altera o horário de funcionamento de diversos estabelecimentos públicos e privados do País. Veja abaixo:

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que os bancos estarão fechados para atendimento ao público no dia 30 de junho, quinta-feira, durante o feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira, dia 31, o expediente será normal.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 30 poderão ser pagos no próximo dia útil (sexta-feira, dia 31 de junho), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes podem agendar nos bancos, caso tenham interesse, os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos e equipamentos de auto-atendimento, ou ainda nos correspondentes, como lotéricas, Correios e outros estabelecimentos comerciais.

Feriado de Corpus Christi:
Veja os horários de funcionamento dos principais serviços no feriado
Feriado de Corpus Christi começa com pancadas de chuva em boa parte do Brasil
Veja o que abre e fecha em São Paulo no feriado
Veja o que abre e fecha no feriado no Rio
Veja o que abre e fecha em Belo Horizonte no feriado

Correios atendem em esquema de plantão neste feriado
AE
Correios atendem em esquema de plantão neste feriado

Correios
No feriado de Corpus Christi, dia 30, as agências dos Correios funcionarão em regime de plantão (somente estarão abertas as agências que normalmente abrem aos domingos e feriados – o horário normal de funcionamento pode ser conferido na página dos Correios. O funcionamento pode ser suspenso por conveniência, demanda de serviços ou garantia de segurança. Na sexta-feira, dia 31, o funcionamento das agências é normal.

Casas lotéricas
As casas lotéricas estarão fechadas no dia 39 de junho. No dia 31, o funcionamento é normal. Nos outros dias, o funcionamento depende muito do local onde ela está. Como as lotéricas são estabelecimentos privados, seu funcionamento depende exclusivamente dos proprietários. Se estiver em um shopping, por exemplo, a lotérica fica aberta até mais tarde, dependendo do horário de fechamento do shopping. As apostas em loterias podem ser feitas até as 19h. As outras atividades como pagamento de contas, depósitos, saques, retirada de benefícios poderão ser realizadas normalmente nos outros dias.

Não haverá sorteios das Loterias da Caixa no dia 30. Regularmente, às quintas-feiras são realizados os sorteios da Quina e da Timemania. Como não haverá sorteio, a Quina será sorteada normalmente na sexta-feira (31) e a Timemania no sábado (1º/06).

Shoppings
De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers, a abertura de shoppings é opcional em feriados. O mais comum, na maioria do Estados, é que lojas que têm abertura opcional funcionem das 14h às 20h. No Rio, o horário vai das 15h até 21h. Outros serviços dos shoppings, como praça de alimentação e cinemas, funcionam normalmente das 11h às 22h.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.