Feriado de Corpus Christi começa com pancadas de chuva em boa parte do Brasil

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

De acordo com a Climatempo, o ar seco deve deixar o tempo firme apenas no Tocantins, sul e leste do Pará e no interior nordestino

O feriado de Corpus Christi começa úmido e frio no Paraná, São Paulo, centro sul de Minas. Em algumas localidades gaúchas e no sul de Mato Grosso do Sul as condições são favoráveis para ocorrência de nevoeiro nas primeiras horas da manhã, segundo informações da Climatempo.

No centro-sul do País, as madrugadas continuam com frias e muitas cidades podem registrar temperatura abaixo de 10°C. Pelo interior do Nordeste, no sul e leste do Pará e em Tocantins o ar seco deixa o tempo firme. Nas demais áreas do País, áreas de instabilidade continuam a formar nuvens de chuva.

Veja abaixo como fica a previsão do tempo para a sua região:

Região Sudeste

Léo Pinheiro/Futura Press
Clima chuvoso deve continuar no feriado em São Paulo

O feriadão será úmido e frio em quase toda a região Sudeste. A quinta-feira, começa com muitas nuvens chuva e pequenas aberturas de sol em São Paulo, Vale do Paraíba, Triângulo mineiro e sul de Minas. No Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória as primeiras pancadas isoladas de chuva acontecem a partir da tarde. Apenas no norte de Minas Gerais é que o tempo continua seco. A temperatura fica mais baixa em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas.

Na sexta-feira, o sol aparece mais forte no interior paulista, mas ainda faz frio. Na capital paulista sol entre muitas nuvens sem chuva. O tempo continua instável na faixa leste de Minas, inclusive em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No sábado, o tempo segue instável com chuva a qualquer hora no Espírito Santo, Vale do Jequitinhonha e do Rio Doce. Nas demais áreas do Sudeste, o ar seco ganha força, o sol aparece e não chove.

No domingo, a presença de uma frente fria no ao largo do litoral da região deixa o tempo chuvoso no oeste e sul de São Paulo. Nas demais áreas paulistas, no centro-sul do Rio de Janeiro, no centro-sul e oeste de Minas Gerais, o sol aparece mais forte e a chuva acontece a partir da tarde. Há risco de chuva forte em alguns momentos. Nas demais áreas, o sol predomina e não chove.

Feriado de Corpus Christi:
Veja os horários de funcionamento dos principais serviços no feriado
Feriado de Corpus Christi começa com pancadas de chuva em boa parte do Brasil
Veja o que abre e fecha em São Paulo no feriado
Veja o que abre e fecha no feriado no Rio
Veja o que abre e fecha em Belo Horizonte no feriado

Região Sul

O feriadão começa frio na região Sul devido a presença de uma forte massa de ar polar. O sol aparece nos três Estados da região, mas ainda há previsão de chuva a qualquer hora no norte paranaense. Na serra gaúcha e catarinense, em Florianópolis e em Curitiba, sol entre muitas nuvens. Nas demais áreas da região, sol sem expectativa de chuva.

Na sexta-feira, o dia começa com névoa e temperaturas baixas em grande parte da região. Na serra gaúcha e catarinense as condições são favoráveis para ocorrência de geada. Em Florianópolis e no litoral do Paraná, sol entre muitas nuvens.

No sábado (1), o avanço de uma nova frente fria espalha muitas nuvens em grande parte da região. No centro-sul gaúcho, as pancadas ocorrem durante as primeiras horas da manhã e, a partir da tarde, o sol aparece entre nuvens e não chove. Em Florianópolis, Vale do Itajaí, leste e norte do Paraná, as nuvens se formam e ocorrem pancadas de chuva em pontos isolados. Nas demais áreas, chove com até forte intensidade a qualquer hora.

No domingo (2), a frente fria se afasta, mas ainda deixa muitas nuvens espalhadas sobre parte da região. O céu fica nublado e com risco de chuva forte em Santa Catarina e no Paraná. Porém, à tarde, no oeste e sul destes estados, as condições para pancadas diminuem. No Rio Grande do Sul, o sol aparece entre muitas nuvens e não há previsão de chuva.

Região Centro-Oeste

O feriadão começa com sol e ar seco em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. No norte de Mato Grosso, em Goiânia e Brasília o sol aparece as pancadas de chuva ocorrem a tarde de forma isolada. Nas demais áreas do Centro-Oeste o tempo segue instável com chuva a qualquer hora do dia.

Na sexta-feira, o dia começa frio e com névoa no sul e oeste de Mato Grosso do Sul, mas que logo se dissipa e dá lugar ao sol. Não chove. Nas demais áreas da região, o que inclui as três capitais e o Distrito Federal, o sol aparece entre nuvens. Faz um pouco de calor à tarde com pancadas de chuva de forma isolada. Nas cidades localizadas no extremo norte de Goiás que fazem divisa com o Tocantins, não chove.

No sábado, áreas de instabilidade influenciadas por uma frente fria aumentam o risco de pancadas de chuva no sul e no oeste de Mato Grosso do Sul. Nas demais localidades sul-mato-grossenses, sul, oeste e norte do Mato Grosso, chove a partir da tarde. Nas demais áreas da região, o sol aparece forte e não chove.

No domingo, a grande quantidade de nuvens provoca chuva no Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, mas no Estado sul-mato-grossense, à tarde, a chuva para. No nordeste do Mato Grosso, no Distrito Federal e no norte do Goiás, o tempo seco predomina e não chove. Nas demais áreas, a chuva está prevista a partir da tarde.

Região Nordeste

O feriadão será marcado por sol forte, calor e ar seco no Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, no oeste de Pernambuco e por toda a Bahia. As demais áreas litorâneas do Nordeste tem sol ao longo do feriadão, mas há condições para pancadas de chuva.

Na sexta-feira, o sol aparece forte sem chuva no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí. No sul da Bahia, áreas de instabilidade ganham força e provocam pancadas de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas nordestinas, o sol aparece entre nuvens e ocorrem pancadas de chuva.

No sábado, áreas de instabilidade espalham muitas nuvens que provocam chuva a qualquer hora no sul e no leste da Bahia. No litoral de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e no oeste do Maranhão, as nuvens se formam a partir da tarde e ocorrem pancadas isoladas. Nas demais áreas, o tempo seco predomina e não chove.

No domingo, os ventos úmidos que sopram do oceano favorecem a formação de muitas nuvens sobre o leste da Bahia ao leste do Alagoas. O sol aparece mais forte e as pancadas de chuva estão previstas para o sul da Bahia e no litoral de Pernambuco. Nas demais áreas, o sol aparece mais forte e não há previsão de chuva.

Região Norte

O feriado de Corpus Christi será marcado por sol forte, calor tempo firme, no Tocantins e no centro-sul e leste do Pará. Nestas áreas, os índices de umidade do ar ficam muito baixos no período da tarde. Já no sul de Rondônia, em Roraima, no Amapá, extremo norte do Pará e do Amazonas, as pancadas de chuva são frequentes ao longo do feriadão, intercalando com períodos de sol. A sensação é de forte abafamento. Nas demais áreas, o feriado será de sol, aumento de umidade e são esperadas algumas pancadas de chuva.

Na sexta-feira, o tempo continua seco no Tocantins e leste do Pará. Chove a qualquer hora do dia intercalando períodos de sol no leste do Amapá, Roraima, no oeste do Amazonas e no Acre. Nas demais áreas da região o calor e a alta umidade do ar ajudam a formar nuvens e provocam pancadas de chuva.

No sábado, o sol predomina em grande parte da região. No norte do Amazonas e em Roraima, a nebulosidade predomina e a chuva acontece a qualquer hora. No centro-sul do Tocantins, não há previsão de chuva. Nas demais áreas, a chuva está prevista a qualquer hora.

No domingo, o sol aparece em grande parte da região. Em Roraima, no leste do Amazonas, no sudoeste do Pará e no centro-sul de Rondônia, chove a partir da tarde. No Tocantins, no leste e no centro-norte do Pará e no oeste do Amapá, faz sol e não há previsão de chuva. Nas demais áreas, a previsão é de chuva a qualquer hora.

Leia tudo sobre: previsão do tempoferiadocorpus christi

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas