Frente fria e ciclone provocam queda na temperatura e mar agitado no Sul

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

No Sudeste o tempo muda apenas no sábado com previsão de tempo nublado e temporais durante todo o fim de semana

Uma passagem de uma frente fria vinda do Sul gera a primeira onda de frio significativa e vai derrubar as temperaturas a partir desta sexta feira (12) na região Sul e no fim de semana também na região Sudeste. A semana termina com alerta no Sul do Brasil. A previsão é de tempo nublado com temporais. Há também expectativa de formação de geada nas serras gaúcha e catarinense.

Veja a previsão do tempo para a sua cidade 

A formação de um ciclone extratropical na costa argentina nesta sexta-feira (12) também provoca vento intenso sobre o oceano, que chegam à costa do sul do Brasil no sábado (13) deixando o mar agitado. Nas praias do Rio Grande do Sul e do litoral sul de Santa Catarina, a altura das ondas fica entre 2 e 2,5 metros já na tarde do sábado (13) e no domingo (14). Há risco de ventania especialmente no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, as rajadas de vento podem passar de 80 km/h.

As fortes ondas também atingem a costa do Sudeste no fim de semana, com ressaca no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Sudeste
Nesta sexta-feira, o sol brilha forte em toda a região sudeste. Não há previsão de chuva para as capitais paulista e fluminense. Nas demais áreas, por causa do forte aquecimento e a disponibilidade de umidade, as nuvens se formam com facilidade e as pancadas ocorrem em pontos isolados. O tempo muda no sudeste apenas no sábado com a passagem da frente fria que espalha nuvens carregadas sobre a região. Há previsaõ de temporais e fortes ventos.  

Nordeste
Áreas de instabilidade vindas do oceano espalham muitas nuvens sobre parte do Nordeste do Brasil, na sexta-feira (12). No sábado (13), a massa de ar seco ganha força e inibe a formação de nuvens de chuva em grande parte da região. No domingo (14), o sol brilha forte em todas as áreas nordestinas.

Centro-Oeste
Nesta sexta-feira (12), o sol brilha forte em grande parte do Centro-Oeste. Em Mato Grosso, Goiás, no Distrito Federal e na maior parte de Mato Grosso do Sul, inclusive em Cuiabá, por causa do aquecimento e da alta umidade as nuvens se formam com facilidade e as pancadas ocorrem em pontos isolados. 

Norte
Nesta sexta-feira (12), áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas sobre grande parte do Norte do Brasil. No sábado (13), o sol aparece, mas por causa do tempo quente e úmido, as áreas de instabilidade formadas se espalham sobre a maior parte da região. No domingo (14), o predomínio do ar seco inibe a formação de nuvens sobre o Tocantins e não há expectativa de chuva.

Leia tudo sobre: previsão do tempo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas