Feriado de Páscoa terá tempo fechado e temperatura amena na maior parte do País

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Primeiros dias do feriado devem ser mais chuvosos na região centro-sul. Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste devem ter dias mais quentes e abafados

Na semana seguinte ao início do outono, o feriado de Páscoa deve ter temperaturas próprias da estação na maior parte do Brasil, informou o Climatempo. Segundo as previsões, os próximos dias serão quentes, úmidos e abafados no Norte, em parte do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.  

Leia também: Veja a previsão do tempo para a sua cidade

Nestas áreas, há condições de chuva a qualquer hora. A influência de uma massa de ar polar deixa a temperatura amena e inibe a formação de nuvens na maior parte do Sul, em São Paulo, sul de Minas, triângulo mineiro e Mato Grosso do Sul. A chuva forte dá uma trégua no Rio de Janeiro. Em Curitiba e Florianópolis pode chover fraco durante a manhã desta Sexta-Feira Santa.

Mais do feriado de Páscoa:
Veja o que funciona no feriado de Páscoa
Tempo fechado e temperatura amena na maior parte do País
Veja o que abre e fecha em São Paulo no feriado
Obras devem complicar viagem para o litoral de São Paulo
Veja o que abre e fecha no Rio de Janeiro no feriado
Veja o que abre e fecha em Belo Horizonte no feriado
Veja o que abre e fecha em Porto Alegre no feriado
Veja o que abre e fecha em Salvador no feriado

Confira abaixo a previsão do tempo completa para o feriado da Páscoa em cada região do Brasil:

Região Sudeste
Nesta quinta-feira (28), véspera de feriado, uma frente fria ao largo da costa do Sudeste mantém o tempo instável em parte da região. Em Campos dos Goytacazes, Vitória, Aimorés, Caratinga e Belo Horizonte, o predomínio é de céu encoberto com chuva ao longo do dia, que pode ser forte em alguns momentos. Pelo interior de Minas Gerais, no triângulo mineiro e em São Mateus, por causa do calor e a da alta umidade, as nuvens se formam com facilidade e ocorrem pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas fluminenses, no leste paulista e na zona da mata mineira, o sol aparece entre nuvens e não chove. Nas demais áreas da região, o ar seco ganha força e não há previsão de chuva.

Futura Press
Tempo nublado na cidade de São Paulo deve ser repetir no feriaod

Na sexta-feira (29), o deslocamento deste sistema espalha muitas nuvens carregadas sobre o centro-norte do Espírito Santo e em Aimorés. O predomínio é de tempo chuvoso com possibilidade de chuva forte em alguns momentos. No litoral paulista, no sul do Rio de Janeiro, inclusive na capital, em Vitória, Belo Horizonte, no Alto São Francisco e no noroeste de Minas, ocorrem aberturas de sol e a chuva acontece a qualquer hora. No triângulo mineiro, por causa do calor e da alta umidade, a chuva está prevista a partir da tarde. Nas demais áreas da região, o ar seco predomina, faz calor e não chove.

No sábado (30), conforme a frente fria se afasta, a instabilidade diminui sobre a região. No centro-norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, o predomínio é de muitas nuvens intercalando períodos de sol e a chuva acontece a qualquer hora. Em Belo Horizonte, zona da mata e no triângulo mineiro, o sol aparece mais forte e a chuva está prevista de forma isolada a partir da tarde. Na capital e no litoral paulista e na capital fluminense, o sol aparece entre nuvens, mas não chove. Nas demais áreas, o ar seco inibe a formação de nuvens, o sol predomina e não há previsão de chuva.

No domingo de Páscoa (31), a frente fria se afasta e o sol brilha forte em toda a região. Por causa do tempo quente e úmido, as nuvens se formam com facilidade e as pancadas ocorrem de forma rápida e isolada a partir da tarde.

Região Sul
Nesta quinta-feira (28), véspera de feriado, os ventos úmidos que sopram do oceano mantém a nebulosidade sobre a faixa leste do Sul do Brasil. Em Porto Alegre, região da serra gaúcha e em Florianópolis, o predomínio é de muitas nuvens intercalando períodos de sol e possibilidade de chuva fraca. Em Rio Grande, Vale do Itajaí, capital e litoral paranaense, o sol aparece entre nuvens e não chove. Nas demais áreas, a massa de ar seco de origem polar inibe a chuva e a temperatura sobe gradualmente. Por causa da presença deste sistema, a temperatura fica amena durante a madrugada.

Na sexta-feira (29), a umidade que vem do oceano mantém a nebulosidade sobre parte da região. Em Paranaguá, Curitiba, Vale do Itajaí e Florianópolis, ocorre algumas aberturas de sol e a previsão é de chuva fraca a qualquer hora. Nas demais áreas, a massa de ar seco inibe a formação de nuvens, o sol predomina e não chove.

No sábado (30), a nebulosidade persiste sobre o litoral paranaense, no Vale do Itajaí e em Florianópolis. Nestas localidades, o sol aparece em alguns momentos e a chuva está prevista com até fraca intensidade. Em Curitiba e em Caxias do Sul, o sol aparece entre nuvens e não chove. Nas demais áreas, a massa de ar seco de origem polar predomina e inibe a formação de nuvens. O sol predomina e não há previsão de chuva.

No domingo de Páscoa (31), por causa da aproximação de uma nova frente fria, a massa de ar seco perde força, mas ainda inibe a formação de nuvens de chuva em Foz do Iguaçu, Chapecó e Campos Novos. Nas demais áreas, a partir da tarde, ocorrem pancadas de chuva de forma rápida e isolada.

Região Centro-Oeste
Nesta quinta-feira (28), a massa de ar seco ganha força e inibe a formação de nuvens de chuva sobre parte da região. No Mato Grosso do Sul, o sol predomina e não á previsão de chuva. A temperatura fica amena ao amanhecer. No pantanal mato-grossense, inclusive em Cuiabá, por causa do tempo quente e úmido, as nuvens se formam com facilidade e as pancadas ocorrem de forma isolada. Nas demais áreas, o predomínio é de muitas nuvens intercalando algumas aberturas de sol. A previsão é de chuva com até forte intensidade a qualquer hora.

Na sexta-feira (29) e no sábado (30), o ar seco ganha cada vez mais força na região. No sul do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, o sol predomina e não há previsão de chuva. Pelo interior mato-grossense, em Vilhena e em Rio Verde, o ar quente e úmido ajuda a formar nuvens e a chuva está prevista de forma isolada a partir da tarde. Nas demais áreas da região, o predomínio é de muitas nuvens intercalando algumas aberturas de sol. A chuva acontece com até forte intensidade a qualquer hora.

No domingo de Páscoa (31), áreas de instabilidade persistem sobre parte da região. Em Mato Grosso e no oeste de Goiás, a nebulosidade predomina intercalando alguns períodos de sol e a chuva acontece a qualquer hora. No centro-leste do Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande, em Goiânia e no Distrito Federal, as nuvens de chuva se formam com facilidade e ocorrem pancadas isoladas a partir da tarde. Nas demais áreas, o ar seco inibe a formação de nuvens, o sol predomina e não chove.

Região Norte
Nesta quinta-feira (28), véspera de feriado, áreas de instabilidade se formam com facilidade sobre toda a região Norte do Brasil. No sudoeste do Amazonas, o predomínio é de céu encoberto com chuva ao longo do dia. Não está descartada a possibilidade de temporal com queda de raios. No centro-sul de Rondônia, por causa do tempo quente e úmido, as nuvens se formam com facilidade e a chuva acontece a partir da tarde. Nas demais áreas, o predomínio é de muitas nuvens intercalando algumas aberturas de sol e a chuva está prevista a qualquer hora. Há risco de chuva forte em alguns momentos.

Na sexta-feira (29) e no sábado (30), o tempo quente, úmido e abafado ajuda a formar nuvens de chuva que se espalham com facilidade sobre toda a região. No centro-sul de Roraima, extremo norte do Pará, centro-oeste do Amapá e no centro-sul de Rondônia, os períodos de chuva ocorrem de forma rápida e isolada a partir da tarde. Nas demais áreas, a nebulosidade predomina intercalando algumas aberturas de sol e chove a qualquer hora. Há risco de temporais acompanhado de queda de raios em pontos isolados.

No domingo de Páscoa (31), o calor e a alta umidade predominam em toda a região. Em Boa Vista, capital de Roraima, o sol aparece mais forte e a chuva acontece a partir da tarde. Nas demais áreas, a nebulosidade persiste, mas o sol aparece em alguns momentos e chove a qualquer hora. Não está descartado o risco de chuva forte.

Região Nordeste
Nesta quinta-feira (28), o calor e a alta umidade predominam em grande parte da região. No sul do Maranhão, do Piauí, em Fortaleza em Natal, o predomínio é de muitas nuvens intercalando algumas aberturas de sol. Nestas localidades, chove a qualquer hora com até forte intensidade em alguns momentos. Nas demais áreas maranhenses, áreas de agreste e sertão, e no centro-oeste da Bahia, o sol aparece mais forte e ocorrem pancadas isoladas. Nas demais áreas, o ar seco inibe a formação de nuvens, faz calor e não chove.

Na sexta-feira (29), áreas de instabilidade ganham força sobre a região. Na maior parte da Bahia, centro-sul do Piauí e do Maranhão, a nebulosidade predomina e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora. Pelo interior baiano, sertão de Pernambuco, no Rio Grande do Norte, Fortaleza e em São Luís, chove de forma isolada a partir da tarde. No litoral sul da Bahia, a influência de uma frente fria deixa o céu encoberto com chuva ao longo do dia. Nas demais áreas, o ar seco inibe a formação de nuvens e não chove.

No sábado (30), a presença do ar seco inibe a formação de nuvens sobre o nordeste da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e na Paraíba. Pelo interior do Ceará e o Rio Grande do Norte, o ar quente e úmido ajuda a formar nuvens e a chuva acontece a partir da tarde. Nas demais áreas, o predomínio é de muitas nuvens intercalando algumas aberturas de sol. Nestas localidades, a chuva está prevista com até forte intensidade a qualquer hora.

No domingo de Páscoa (31), áreas de instabilidade formadas pelo tempo quente e úmido espalham nuvens carregadas sobre o Maranhão, Piauí, Fortaleza e no litoral sul da Bahia. Nestas localidades, ocorrem rápidas aberturas de sol e a chuva acontece a qualquer hora. Em Salvador, os ventos úmidos que sopram do oceano favorecem as pancadas de chuva de forma passageira. Nas demais áreas, o ar seco inibe a formação de nuvens, o sol predomina e não chove.

Leia tudo sobre: feriadopáscoaprevisão do tempo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas