Nova estação começa nesta quarta-feira (20) com previsão de calor acima da média em várias regiões e chuva abaixo do normal para esta época do ano na maior parte do Brasil

Apesar das temperaturas mais baixas e das chuvas que atingem a região Sudeste desde a última semana, o outono, que começou às 08h02 desta quarta-feira (20), deve ser de calor acima da média para a estação e chuva abaixo do normal na maior parte do Brasil. Assim como o verão, que foi mais quente do que costuma ser, a nova estação deve ter temperaturas médias mais altas em algumas regiões do País.

Previsão correta: Meteorologistam apostaram em verão mais quente e menos chuvoso
Próximos dias: Veja a previsão do tempo para a sua cidade

Verão 2012/2013 brasileiro foi mais quente que o esperado
Futura Press
Verão 2012/2013 brasileiro foi mais quente que o esperado

Mesmo com a previsão de chegada de quatro frentes frias no mês de abril, a temperatura deve ficar um pouco acima do normal na região Sul, em parte do Centro-Oeste e no litoral leste do Nordeste, de acordo com o meteorologista do Climatempo Alexandre Nascimento. Além disso, deve chover menos do que a média em quase todas as regiões.

Leia mais: Com 19,5°C, São Paulo tem dia mais frio do ano

No entanto, as temperaturas não devem fugir tanto da média comum para o outono porque, neste ano, não teremos influência de fenômenos naturais. “Em princípio [a temperatura] não vai aumentar muito porque não devemos ter La Niña e El Niño. Quando tem La Niña chegam mais frentes frias. E quando tem El Niño bloqueia”, explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Marcelo Schneider.

No mês de maio, massas polares devem provocar queda de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Somente Norte e Nordeste vão registrar temperaturas um pouco acima do normal. Mas, as chuvas devem ficar perto do esperado na maior parte do País. Em junho, pode chover mais forte apenas no litoral leste do Nordeste. Nesta época, seis frentes frias devem avançar pelo Sul do País, mas apenas duas podem provocar chuvas no Sudeste.

Veja imagens do calor e chuva deste verão:

Verão

Com exceção das últimas três últimas semanas, o verão foi mais quente do que deveria ter sido neste ano. De acordo com Nascimento, fez mais calor que a média esperada para última estação. “De forma geral foi mais quente que o normal. Tivemos mais calor que a média. E, também de formal generalizada, [o verão] teve menos chuva. Dezembro foi praticamente sem chuva, janeiro choveu bem e fevereiro foi abaixo do normal também”, afirma.

O mesmo aconteceu em São Paulo. Apesar das chuvas abundantes no início de dezembro, o Estado registrou menos chuva e mais calor do que o esperado. “Nota-se que tivemos muito mais calor que a média. A venda de ar condicionado e de bebida reflete bastante o que foi o nosso verão”, afirma o meteorologista da ClimaTempo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.