Brasileiros podem entrar no México sem visto para ficar até 90 dias

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Decisão divulgada ontem (18) pelo Itamaraty retoma acordo assinado entre os dois países em 2000; medida valerá também para os mexicanos que entrarem no País

Agência Brasil

Os brasileiros poderão ingressar no México sem a necessidade de visto para ficarem por períodos de até 90 dias. A medida valerá também para os mexicanos em relação ao Brasil. De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores, os dois países decidiram retomar o Acordo para a Isenção de Vistos de Curta Duração em Passaportes Comuns, assinado em 23 de novembro de 2000, suspenso desde 2005.

Mais: Brasil resiste em cumprir exigências em visto para EUA

A medida será implementada a partir de data a ser definida por ambas as partes. De acordo com nota divulgada pelo Itamaraty, "o governo brasileiro expressa a sua satisfação com a medida, que estimulará ainda mais as relações entre os dois países, beneficiando diretamente os turistas e aqueles que viajam a negócios".

Além disso, "saúda particularmente a possibilidade de que cidadãos mexicanos possam viajar ao Brasil, sem a necessidade de obterem previamente o visto de entrada para assistir aos grandes eventos de 2013 [Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude], 2014 [Copa do Mundo] e 2016 [Olimpíadas e Paraolimpíadas]".

Leia mais:
Volume de vistos dos EUA para brasileiros cai 26%
Brasil e EUA assinam declaração de intenção para acabar com vistos

Os cidadãos de ambos os países podem permanecer por 90 dias contados a partir da data de entrada. O período por ser renovável, desde que a permanência total não exceda 180 dias no período de um ano. Segundo dados do ministério, o comércio entre Brasil e México cresceu 244% de 2002 a 2012, quando totalizou US$ 10 bilhões.

Em 2012, o Brasil foi o oitavo parceiro comercial do México. O México, no acumulado de janeiro a novembro de 2012, tornou-se o décimo parceiro comercial do Brasil.

Leia tudo sobre: visto mexicanoméxicoitamaraty

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas