ANS fará avaliação trimestral de planos de saúde

Por Agência Estado |

compartilhe

Tamanho do texto

Para avaliar as empresas, a agência reguladora levará em conta reclamações dos usuários sobre acesso, cobertura e prazos máximos de atendimento

Agência Estado

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reafirmou, nesta quarta-feira, por meio de instrução normativa, que fará avaliações trimestrais dos planos de saúde para verificar se estão ou não garantido o atendimento correto aos seus usuários.

Última suspensão: ANS suspende venda de 225 planos de saúde de 28 operadoras

O acompanhamento às operadoras será feito nos períodos de 19 de dezembro a 18 de março; de 19 de março a 18 de junho; 19 de junho a 18 de setembro; e de 19 de setembro a 18 de dezembro.

Para avaliar as empresas, a ANS levará em conta reclamações dos usuários sobre temas como acesso, cobertura e prazos máximos de atendimento. A operadora do plano de saúde deverá acessar os resultados de sua avaliação no site da ANS, o que já será considerado como notificação.

Mais: Associação classifica suspensão de planos de saúde como 'ingerência'
Leia também: Quase 60% das operadoras de planos de saúde têm boa avaliação, diz ANS

A ANS, se desejar, poderá notificar a empresa por outros meios de comunicação, em especial pelos Correios, explica a instrução normativa. As punições às empresas que descumprirem as exigências da ANS vão de decretação de regime especial de direção técnica, com afastamento de dirigentes, a suspensão da comercialização de serviços, medidas que já vêm sendo tomadas pelo Ministério da Saúde e a ANS desde o ano passado.

Em janeiro, foi suspensa a venda de 225 planos, administrados por 28 operadoras. A punição, válida até março, ocorreu porque as empresas não cumpriram os prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias. Veja a lista de planos suspensos

Leia tudo sobre: planos de saúdeansavaliação

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas