Após 29 anos, Força Aérea Brasileira muda o avião da Esquadrilha da Fumaça

Aeronave A-29 Super Tucano, com novas cores, será apresentada nesta terça-feira, em Pirassununga, no interior de São Paulo

iG São Paulo | - Atualizada às

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresenta nesta terça-feira (18), em Pirassununga, no interior de São Paulo, o novo avião da Esquadrilha da Fumaça, o A-29 Super Tucano. A primeira exibição pública do avião, com novas cores, marca a cerimônia militar de Passagem de Comando do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). O Tenente-Coronel-Aviador Marcelo Gobett Cardoso assume o cargo no lugar do Tenente-Coronel-Aviador Wagner de Almeida Esteves.

Infográfico campeãoAs manobras, os aviões e os pilotos da Esquadrilha da Fumaça

Agência Força Aérea/Sgt Johnson Barros
Novo avião que passa a integrar a Esquadrilha da Fumaça

A pintura do novo A-29 é baseada nas cores da bandeira nacional. Segundo a FAB, o avião vai substituir a aeronave T-27 Tucano, utilizada nas manobras há 29 anos. A nova aeronave vai garantir mais potência na realização das acrobacias. 

No ano em que completou seis décadas de história, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) quebrou mais um recorde de apresentações: foram 130 em 16 Estados brasileiros e em quatro países da América do Sul. Em 2011, a Fumaça realizou 122 demonstrações.

Agência Força Aérea/Sgt Johnson Barros
A aeronave vista pela frente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG