Fim de semana terá chuva em boa parte do Brasil

Na terça-feira, feriado da Consciência Negra, sol predomina e temperatura aumenta em São Paulo

iG São Paulo |

O fim de semana será marcado por tempo abafado, quente e úmido em quase todo o Brasil. Uma grande área de instabilidade que se formou no Norte do país forma um corredor de umidade e espalha nuvens carregadas em parte das regiões Centro-oeste e Sudeste do país.

Veja a previsão do tempo na sua cidade

Uma frente fria que está parada entre o norte de Minas Gerais, sul da Bahia e o norte do Espírito Santo, favorece a ocorrência de chuva forte e volumosa. Nestas áreas, segundo os meteorologistas da Climatempo, não dá para descartar a queda de raios em alguns momentos. No Sul, o ar seco inibe a chuva na maior parte da região, até sábado. No Nordeste, as áreas de sertão e agreste continuam sofrendo com a estiagem e a baixa umidade do ar. Para os próximos dias, não há previsão de chuva, inclusive na faixa litorânea nordestina.

Confira abaixo a previsão completa para a sua região durante o feriado prolongado:

Região Sul
O sábado começa com sol forte em quase toda a região Sul. Apenas em Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral do Paraná é que ainda chove a qualquer hora do dia. Em Curitiba, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. A temperatura entra em elevação, mas fica amena na madrugada em toda a região.

No domingo, novas áreas de instabilidade se espalham pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Curitiba e litoral do Paraná. Nestas áreas, apesar da presença do sol, chove de forma isolada á partir da tarde. Nas demais áreas do paranaenses a massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva e mantém o tempo aberto.

Nesta segunda-feira, o predomínio é de sol na maior parte do dia em todo Sul do Brasil. Somente no sul do Rio Grande do Sul, o céu fica com muitas nuvens e chuva. Nas demais áreas, aumento das nuvens durante a tarde e previsão de pancadas de chuva.

Nesta terça-feira, não há previsão de chuva e o sol predomina no oeste do Rio Grande do Sul. Muitas nuvens, pouco sol e chuva no leste e sudeste gaúchos. Nas demais áreas, sol, aumento das nuvens e chuva isolada à tarde.

Região Sudeste
No sábado, os ventos úmidos que sopram do mar mantém a nebulosidade sobre o litoral paulista, Rio de Janeiro, centro e leste de Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo. Nestas áreas, ainda pode chover a qualquer hora do dia. No triângulo mineiro e na região mineira de Machado, o sol aparece entre poucas nuvens e chove á partir da tarde de forma isolada. A frente fria ainda continua parada sobre o norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. Nestas áreas, o tempo continua chuvoso e há risco de temporal acompanhado de descargas elétricas. Pelo interior paulista, a massa de ar seco predomina e mantém o tempo aberto. Segundo a Climatempo, a temperatura entra em elevação.

No domingo, o sol aparece em todo o estado de São Paulo, mas ainda chove de forma isolada no litoral paulista, Vale do Paraíba e no norte do estado. No Rio de Janeiro, Belo Horizonte, triângulo mineiro e Vitória, o sol aparece entre nuvens e chove á partir da tarde. No norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, o tempo segue instável sujeito à fortes pancadas de chuva, principalmente nos Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha.

Nesta segunda-feira, o sol aparece pouco e há previsão de chuva a qualquer hora do dia no leste e no centro-norte de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo. Nas outras áreas, o predomínio é de sol, com aumento de nuvens e chuva à tarde.

Nesta terça-feira, o sol aparece pouco e há previsão de chuva a qualquer hora do dia no Triângulo, no oeste e no centro-norte de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo. Nas outras áreas, o predomínio é de sol, com aumento de nuvens e chuva à tarde.

Futura Press
Sol apareceu na tarde de sexta-feira em São Paulo

Região Centro-Oeste
No sábado, um grande corredor de umidade se forma e, associado às áreas de instabilidade que já atuam na região, o tempo fica instável no centro-norte de Mato Grosso, norte de Goiás e em Goiânia. Há risco de chuva forte, inclusive no Distrito Federal. No centro-sul do Mato Grosso, do Sul, inclusive na capital Campo Grande, o sol aparece forte e não chove.

Neste domingo, as áreas de instabilidade se espalham pelo Centro-oeste e as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora. Há risco de chuva forte. Somente o sul de Mato Grosso do Sul segue com tempo firme e sem chuva.

Nesta segunda-feira, quase toda Região Centro-Oeste tem predomínio de sol pela manhã e chuva a partir da tarde. Dia chuvoso no oeste do Mato Grosso. No centro do Mato Grosso, o dia é de muitas nuvens e chove a qualquer momento.

Nesta terça-feira, dia de muita chuva e predomínio de tempo fechado no oeste do Mato Grosso do Sul, no sul do Mato Grosso, no centro-norte do Goiás e no Distrito Ferderal. Demais áreas, breves períodos de sol e chuva no decorrer do dia.

Região Nordeste
No sábado, as nuvens pesadas de chuva ainda se espalham por grande parte da Bahia. Só não chove em Salvador, região de Paulo Afonso e Petrolina. No oeste, sul e litoral maranhense e também, no sul do Piauí, o sol aparece, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva á partir da tarde. Nas outras áreas do Nordeste, o tempo segue firme com muito calor, baixa umidade do ar sem previsão de chuva.

No domingo, a instabilidade fica concentrada sobre o sul e oeste da Bahia. Ainda pode chover forte e de forma volumosa com risco de descargas elétricas em Vitória da Conquista. Em Ilhéus, Bom Jesus da Lapa e em Barreiras, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas baianas, inclusive em Salvador, no Maranhão e no Piauí, o sol aparece o dia todo e chove de forma isolada á tarde. Nas áreas de sertão e agreste, do litoral de Maceió até Fortaleza, muito sol e calor. Não chove.

Nesta segunda-feira, o dia é de muitas nuvens e chuva a qualquer momento no oeste e centro-sul da Bahia. O sol brilha forte nas outras áreas. Chove isolado à tarde no Maranhão, no Piauí, no nordeste da Bahia e do leste do Sudeste ao leste do Pernambuco.

Nesta terça-feira, dia de chuva isolada pela manhã de Salvador ao leste do Rio Grande do Norte. Chuva isolada também no Maranhão, centro-sul do Piauí. Nas demais áreas, muitas nuvens, pouco sol e chuva.

Região Norte
No sábado, as áreas de instabilidade formadas pelo tempo quente e úmido provocam chuva a qualquer hora do dia no sul e oeste do Pará, em Palmas, no Acre e no Amazonas. Nas demais áreas da região, o sol aparece forte e por causa do calor as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde.

No domingo, o tempo segue abafado em toda a região Norte. As nuvens pesadas de chuva se formam com facilidade, principalmente em Rondônia e no Acre, onde há previsão de chuva forte e volumosa acompanhado de descargas elétricas. No Pará, no Tocantins e no Amapá, o sol aparece mais forte e á partir da tarde chove de forma isolada.

O sol aparece pouco e há previsão e chuva várias vezes ao longo do dia em Rondônia, no Acre e no sul e oeste do Amazonas. Nas outras áreas, o sol predomina forte na maior parte do dia, mas com o calor e a umidade as nuvens aumentam e provocam chuva à tarde.

Nesta quarta-feira, predomínio de sol e chuva à tarde no norte do Amazonas, em Roraima, no centro-norte do Pará, no Amapá e no norte do Tocantins. Nas demais áreas, muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia.

    Leia tudo sobre: climaprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG