Chuva causa danos ao abastecimento de energia e deixa regiões do DF no escuro

Força dos ventos provocou quedas de árvore e cabos de energia foram atingidos no norte de Brasília e cidades ao redor, como Sobradinho, Taguatinga e Samambaia

Agência Brasil |

Agência Brasil

A chuva intensa que caiu sobre o Distrito Federal neste fim de semana causou danos ao abastecimento de energia elétrica em alguns setores de Brasília e arredores. A força dos ventos aliada à chuva provocou queda de árvores, que atingiram cabos de energia, no norte da capital e nas cidades ao seu redor, como Sobradinho.

Setembro:  Apagão deixa seis Estados do Nordeste sem energia elétric a

Também houve queixas isoladas nas regiões de Taguatinga e Samambaia, além de áreas rurais, que estão sem energia desde de ontem (3). O Ministério da Educação disse que não tem informação sobre falta de energia elétrica em local de prova do Enem em Brasília neste domingo.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que os problemas identificados estão sendo resolvidos e que as reclamações isoladas são consideradas normais e também são alvos de investigação em busca de solução.

No mês passado, a empresa responsável pelo abastecimento de energia do Distrito Federal foi orientada pelo governo federal para incorporar a rede local ao sistema de operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na tentativa de dar mais segurança.

No final de outubro, o comando da CEB informou que necessita de um investimento adicional de R$ 443 milhões para aumentar a segurança do sistema de energia na capital federal, que nos últimos meses registrou problemas no abastecimento. A necessidade foi exposta ao ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

O presidente da CEB, Rubem Fonseca, disse na reunião com Zimmermann que serão necessários mais R$ 817 milhões para executar medidas de suprimento de energia para Brasília.

No último dia 22, o grupo formado pelo Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ONS determinou que a CEB e a concessionária de transmissão Furnas antecipem obras de expansão da rede básica no Distrito Federal, com investimentos em novas linhas, subestações e transformadores.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG