Sudeste e Norte têm máximas de quase 40°C no final de semana; chove no Sul

Calor pode alcançar índices de 37°C, no Rio de Janeiro, e 38°C, em Palmas (TO). Frente fria chega ao Sul, no sábado (27), e há previsão de temporais para o centro-oeste gaúcho

iG São Paulo |

Final de semana deve ser de calor e tempo seco nas regiões Sudeste e Norte do País. No domingo (28), por exemplo, as temperaturas máximas alcançam 37ºC, no Rio (RJ), e 38°C, em Palmas (TO), segundo o Climatempo. O cenário deve ser bem diferente no Sul. No dia anterior (27), uma frente fria atua na região e derruba as temperaturas trazendo chuvas principalmente para o Rio Grande do Sul. Previsão é de temporais no centro-oeste gaúcho.

Sudeste

A cidade do Rio de Janeiro teve uma manhã de sexta-feira com sol entre muitas nuvens. Às 11h, os termômetros marcavam 28°C na região de Jacarepaguá e a temperatura segue em elevação no decorrer da tarde. Até o fim do dia, há possibilidade para pancadas rápidas de chuva. Não há previsão de chuva para hoje no Espírito Santo e centro-norte e nordeste de Minas Gerais. Temperaturas de hoje no Sudeste oscilam entre 17°C e 32°C, em São Paulo, 18°C e 35°C, no Rio, e 20°C e 30°C, em Belo Horizonte (MG).

Acompanhe a previsão do tempo para a sua cidade

Renato S. Cerqueira/Futura Press
Pedestres no centro de São Paulo. Máxima de hoje é de 32°C na capital paulista


No sábado (27), a queda da umidade diminui as condições para chuva. O sol aparece forte em todo o Sudeste e faz calor. Chove rápido à tarde e em parte da noite no centro-sul, no leste e no sudoeste de São Paulo e no sul de Minas. Máximas: São Paulo (31°C); Rio de Janeiro (36°C) e Belo Horizonte (32°C). No domingo, algumas nuvens crescem durante o dia e provocam rápidas pancadas de chuva no centro-leste, sul e sudoeste de São Paulo e sul de Minas.

Norte

O aumento da temperatura e a umidade alta favorecem a formação de nuvens que provocam pancadas de chuva à tarde e à noite. Chove também de manhã em Roraima, no oeste e sul do Amazonas, no Acre, no centro-sul e leste do Pará e no centro-sul do Tocantins. As máximas previstas para hoje são: Manaus (37°C); Rio Branco (32°C) e Palmas (38°C).  

Amanhã, quase toda a região tem dia com sol forte e muito calor. Algumas nuvens ficam carregadas e provocam pancadas de chuva isoladas principalmente à tarde e à noite. Previsão é de dia seco no centro-sul e leste do Tocantins. No domingo, após a chuva, deve haver alívio na umidade do ar. O tempo fica seco apenas apenas na divisa do Tocantins com a Bahia e com o Maranhão. Palmas deve registrar temperaturas entre 21°C e 37°C.

Sul

Hoje é um dia chuvoso no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. O centro-sul e leste do Rio Grande do Sul têm predomínio de sol. Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde para norte do Paraná e do RS. Temperaturas oscilam entre 18°C e 29°C, em Porto Alegre (RS) e 18°C e 24°C, em Florianópolis (SC).

No sábado (27), uma frente fria chega ao RS com previsão ainda de temporais para o centro-oeste gaúcho. Em algumas regiões como norte e no leste do RS, no centro-oeste e sul de SC e no oeste e sul do PR chove já pela manhã, mas o sol deve aparecer. Nas outras áreas, sol de manhã e pancada de chuva à tarde. Mínimas de 17°C e 22°C, em Porto Alegre e Florianópolis, respectivamente.

No domingo, a frente fria se afasta no mar, mas áreas de instabilidade ficam mais fortes sobre o Sul. Na capital gaúcha, chove no período da manhã, tarde e à noite.

Centro-Oeste

Uma massa de seco ganhou força sobre a região nesta sexta-feira. O calor aumentou e o sol deve permanecer forte ao longo do dia. Pancadas de chuva podem ocorrer à tarde e à noite. Máximas chegam a 39°C, em Cuiabá (MT), 36°C, em Campo Grande (MS), e 32°C, em Brasília (DF). Amanhã, o ar fica mais seco e quente. Quase toda a região tem sol forte e aumento de nuvens durante o dia. Chove à tarde e à noite de forma isolada em MT e MS.

No domingo, o ar seco continua em parte da região. Goiás e o Distrito Federal, por exemplo, passam o dia com muito sol, calor e sem chuva. Nas outras áreas, o predomínio é de sol pela manhã, mas as nuvens aumentam e provocam pancadas de chuva a partir da tarde e à noite. As temperaturas oscilam entre 24°C e 40°C, em Cuiabá (MT), 22°C e 37°C, em Campo Grande (MS), e de 18°C a 31°C, em Brasília.

Nordeste

Sexta é dia de muito sol, calor e seca em quase todo o Nordeste. No interior do Maranhão, na região de Teresina e oeste do Piauí, a umidade aumenta e chove de forma isolada à tarde e à noite. Chove rápido do litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte, e no norte do Ceará. Máximas chegam a 29°C para Salvador (BA) e Fortaleza (CE) e 30°C em Natal (RN).

No sábado (27), o Maranhão e a região de Teresina têm aumento de nuvens e chuva rápida a partir da tarde. Chuva passageira ocorre no litoral entre a Bahia e Pernambuco, mas o sol aparece o dia todo. No Ceará, temperatura máxima chega a 32°C. O calor dura todo o final de semana na região que também deve registrar chuva à tarde. Pode chover rapidamente no litoral entre Salvador e João Pessoa, que tem calor previsto de 31°C.

    Leia tudo sobre: previsão do tempocalortemperaturachuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG