Apagão foi pontual, não falta de investimento, diz associação

Estados do Nordeste e Norte ficaram sem energia elétrica entre a noite de quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira

Agência Estado |

Agência Estado

O apagão que atingiu entre o final de quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira a região Nordeste e parte da região Norte foi algo pontual e não é um indicativo de que houve falta de manutenção e de investimentos no sistema. Esta é a avaliação do presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), Alexei Macorin Vivan. "São questões pontuais e esporádicas. As máquinas às vezes falham e acontece uma situação de apagão", disse.

Leia também:  Ministro interino de Minas e Energia admite "diminuição de confiabilidade"

De acordo com o presidente da ABCE, o sistema elétrico é estruturado "para operar na maior parte do tempo e da forma mais contínua possível", mas que interrupções "são passíveis de acontecer". "Há sistemas alternativos e de proteção que fazem que o consumidor não sinta (a interrupção), mas às vezes esses sistemas falham", afirmou.

Vivan explicou que tais sistemas alternativos e de proteção funcionam quando ocorre algum tipo de problema nas máquinas e equipamentos. "Isso faz que a energia passe por um caminho alternativo para não haver percepção por parte do usuário de energia", frisou.

    Leia tudo sobre: apagãoblackoutenergia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG