Número de visto para os EUA cresce 16% em nove meses

Entre outubro de 2011 e deste ano, pelo menos 1 milhão de autorizações foram emitidas. Diplomatas brasileiros e americanos discutem hoje possibilidade de fim do visto obrigatório

Agência Brasil |

Agência Brasil

A emissão de vistos dos Estados Unidos a brasileiros teve aumento de 16% nos primeiros nove meses do ano em relação ao mesmo período de 2011. Entre outubro do ano passado e deste ano, foi emitido cerca de 1 milhão de autorizações. Até o fim de 2012, a Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil estimam que se chegue a um número recorde de vistos.

Mais:  Novo presidente do México vem ao Brasil anunciar o fim do visto

Apenas em setembro, aproximadamente 66,2 mil vistos foram processados, dos quais 32,9 mil foram em São Paulo, 19,6 mil no Rio de Janeiro, 8,9 mil em Brasília e 4,6 mil no Recife. No mesmo mês, a média diária de solicitações brasileiras de vistos americanos foi cerca de 2 mil em São Paulo, 1,1 mil no Rio de Janeiro, 642 em Brasília e 276 no Recife.

Nesta segunda-feira, diplomatas dos dois países reúnem-se em Washington para discutir a possibilidade de fim do visto obrigatório para a entrada de brasileiros nos Estados Unidos. Caso a medida seja aprovada, o Brasil também poderá deixar de exigir o visto para a entrada de americanos.

De acordo com o Itamaraty, não há expectativa de que essa decisão seja tomada no encontro de hoje, que tratará de assuntos técnicos e rotineiros sobre a consolidação da ideia da não obrigatoriedade do visto, reforçada na visita da presidenta Dilma Rousseff a Washington há cerca de seis meses. Ainda não há previsão de quando será realizada outra reunião sobre o tema.

Leia também: Brasil e EUA assinam declaração de intenção para acabar com vistos

Atualmente, cidadãos do Canadá e de alguns países da Europa Ocidental, como a França, podem entrar nos Estados Unidos sem a emissão de visto. Não há nenhum país da América Central ou do Sul com esse tipo de permissão. Caso as negociações entre as autoridades brasileiras e americanas resultem no fim da obrigatoriedade, o Brasil será o primeiro país da região a ser dispensado da autorização.

Leia mais:
É preciso “muita conversa”, diz ministro dos EUA sobre isenção de vistos
EUA anunciam projeto para facilitar passagem de brasileiros pela 'imigração'
Aumentos: Número de vistos para os EUA cresce 56% no primeiro trimestre
Vistos: EUA mudam o sistema para solicitação de vistos no Brasil

    Leia tudo sobre: vistosvisto americanoeuaconsuladoisenção do visto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG