Pane no sistema de check-in da TAM causa transtorno aos passageiros

Problema impede impressão dos cartões de embarque e das etiquetas de bagagem. Todo o procedimento é feito manualmente nos principais terminais do País

iG São Paulo | - Atualizada às

Uma instabilidade no sistema de check-in da TAM nesta segunda-feira causou longas filas nos guichês da companhia e ainda gera atrasos nos principais aeroportos do País. Segundo a companhia, o problema impediu a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas de bagagem até 8h25. Até o sistema voltar, todo o procedimento foi feito manualmente pelos funcionários da TAM.

Mais de 24h:  Aeroporto de Viracopos segue interditado por cargueiro em Campinas

Renato S. Cerqueira/Futura Press
Filas no aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, após pane em check-in da TAM



Os reflexos do problema, no entanto, que inclui filas nos guichês e atrasos de voos, devem durar por quase todo o dia, na previsão da própria companhia aérea. A assessoria de imprensa da TAM informou que os passageiros que perderam voos serão acomodados em outros da própria companhia ou de outras empresas. Aqueles que preferirem, também podem optar pelo reembolso do valor da passagem.

Atrasos e cancelamentos

Na zona sul da capital paulista, no terminal do Aeroporto de Congonhas, até 14h, entre 126 partidas programadas, 41 (32%) sofrem atrasos e quatro (3%) foram canceladas. O índice considera todas as companhias que operam em Congonhas.

Em Cumbica, com 138 voos previstos para o horário, 21 sofreram atrasos e dois cancelados. No Aeroporto Santos Dumont, na zona sul do Rio de Janeiro, dos 87 voos previstos, 13 estavam atrasados e 11 cancelados.

Problema

A TAM informou por meio de nota que o problema no sistema, chamado Amadeus, já foi resolvido na maioria dos aeroportos e que a situação deve ser normalizada em breve. "A equipe técnica da empresa está empenhando seus melhores esforços e o sistema já foi restabelecido em 80% dos aeroportos. Em breve o restante deve estar normalizado. A TAM está prestando toda a assistência aos clientes e lamenta os inconvenientes causados pela situação", diz o comunicado.

*com AE

    Leia tudo sobre: check-ininstabilidade no sistematamatrasosvoos cancelados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG