Ibama pediu investigação após mecânico descobrir fios cortados em hélices. Aeronave era utilizada diariamente em voos de reconhecimento de áreas desmatadas no MT e PA

Estadão Conteúdo

A Policia Federal vai investigar a suspeita de ato de sabotagem em um dos helicópteros utilizados para fiscalização de áreas desmatadas na região norte do Mato Grosso e do sul do Pará. O pedido foi feito pelo Ibama depois que um mecânico descobriu que os fios responsáveis pela potência das hélices do helicóptero haviam sido cortados.

Leia também: Desmatamento na Amazônia Legal cai 23% em um ano

O helicóptero estava no aeroporto de Sinop, município localizado a 503 km de Cuiabá, e era utilizado todos os dias pelos fiscais em sobrevoos de reconhecimento. Na semana passada, quando os pilotos se preparavam para mais uma decolagem, o computador de bordo da aeronave identificou uma pane. A sabotagem poderia ter causado um acidente aéreo.

A fiscalização do Ibama foi reforçada em setembro para conter os crimes ambientais indicados por imagens de satélite. Quase uma centena de fiscais, de diversos Estados, participa da Operação Soberania Nacional.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.