Parte de Brasília fica sem energia elétrica

Corte ocorreu por volta das 13h15 desta quinta-feira. Na noite passada, outra falha interrompeu o fornecimento no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Acre e Rondônia

iG São Paulo | - Atualizada às

A região central de Brasília ficou sem fornecimento de energia elétrica no início da tarde desta quinta-feira. O corte ocorreu por volta das 13h15. A energia chegou a voltar a ser fornecida, mas houve nova interrupção, com restabelecimento logo em seguida.

Noite passada:  Problema em transformador provoca apagão em cinco Estados do País

O apagão envolveu pontos como o Palácio do Planalto, os ministérios da Fazenda, da Agricultura, do Trabalho, Minas e Energia, Supremo Tribunal Federal (STF) – inclusive ameaçando a sessão desta quinta-feira de julgamento do mensalão –, além dos bairros da Asa Norte, Lago Norte e Setor Sudoeste.

Mensalão: Lewandowski dá seu voto com ajuda de geradores

Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), só foi mantido o fornecimento de energia para o bairro da Asa Sul, além do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e as cidades-satélites do Gama e de Santa Maria. Além do Plano Piloto (onde é localizada a Esplanada dos Ministérios), ficaram também sem energia as cidades-satélites de Taguatinga e Ceilândia, que concentram a maior parte da população do Distrito Federal. 

A CEB creditou o apagão a um problema em uma linha que sai da subestação Brasília Sul de Furnas, localizada na cidade-satélite de Samambaia, resposável por 60% da carga de energia de Brasília. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a subestação sustenta as linhas de transmissão de Furnas, recebendo energia em 345 mil volts e liberando em 138 mil volts. As causas do problema, segundo o ONS, ainda estão sendo investigadas. 

A estatal, porém, negou a informação. Em nota, Furnas informou que houve, inicialmente, o desligamento da linha de transmissão de Samambaia-Brasília Norte, de propriedade da distribuidora local, a CEB, e, posteriormente, foram interrompidas outras duas linhas, também de propriedade da CEB, entre as subestações de Brasília Sul, de Furnas, e Brasília Norte, da distribuidora.

Nesta quarta-feira (3), um apagão atingiu diversos pontos do País . Por causa disso, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, convocou reunião de emergência do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para esta quinta-feira. O ONS nega que haja qualquer relação do problema em Brasília com o ocorrido na noite de ontem, também em uma subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu (PA).

*com AE e Agência Brasil

    Leia tudo sobre: apagãoblecautebrasília

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG