Santa Catarina registra -5,6°C e tem neve em plena primavera

Cidade com temperatura mais baixa foi Bom Jardim da Serra. Fenômeno foi visto por moradores da cidade de São Joaquim, que tem sensação térmica de -9°C

iG São Paulo | - Atualizada às

Os moradores da cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, presenciaram queda de neve no quarto dia de primavera na noite desta terça-feira (25). O fenômeno começou fraco, às 21h10, de ontem (25). As cidades Bom Jardim da Serra e São Joaquim registraram as temperaturas mais baixas de todo o Estado, com -5,6°C e -3,1°C, respectivamente. 

Acompanhe a previsão do tempo para a sua cidade

AE
Neve pode ser vista na cidade de São Joaquim (SC) e durou cerca de 20 minutos

Outras regiões:
Frente fria fica no Rio de Janeiro até sexta-feira, diz Inmet
Ventos de 50km/h causam sensação térmica de 4°C negativos em São Paulo

Nesta manhã, a neve continuou sobre a cidade de São Joaquim. Com sensação térmica próxima aos -9ºC, os flocos de neve começaram por volta das 6h e pararam. O fenômeno foi curto e durou cerca de 20 minutos. Após 7h, voltou a nevar na região.

Dionata Costa/São Joaquim Online
Neve acumulou em parques, casas e ruas de São Joaquim

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Ciram), a presença de neve durante a estação da primavera não é algo novo na região. Tal fenômeno já foi registrado pelo menos três vezes pelo instituto. O registro mais recente de neve nesse período ocorreu em setembro de 2008.

Previsão do tempo: Sudeste tem chuva e queda nas temperaturas nesta quarta-feira

Rio de Janeiro:  Mau tempo fecha Santos Dumont por quase 3h e voos são desviados

Segundo o Climatempo, a previsão para a próxima madrugada ainda será muito fria em toda a região Sul. Uma forte massa de ar polar avançou sobre a região Sul do País e derrubou a temperatura. O frio intenso associado a alta umidade favoreceu a ocorrência de neve na serra catarinense.

Veja as cidades que registraram temperaturas mínimas nesta madrugada: Clevelândia (PR) -2,4°C, São José dos Ausentes (RS) -1,7°C, Curitibanos (SC) -1,4°C, Inácio Martins (PR) -1,3°C, São Mateus do Sul (PR) -0,8°C, Vacaria (RS) -0,6°C, Erechim (RS) -0,4°C.

Alessandro Buzas/Futura Press
Cariocas enfrentam forte chuva nesta manhã. Aeroporto ficou fechado por 2h

Madrugada foi gelada também em todo o Rio Grande do Sul, a temperatura foi negativa em pelo menos três municípios gaúchos: fez -1,7°C, em São José dos Ausentes, -0,6°C, em Vacaria, e -0,4°C, em Erechim. No entanto, a presença do vento produziu uma sensação de frio ainda mais intenso. Das 35 estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Estado, 22 registraram sensações térmicas abaixo dos 0°C.

Frio no Sudeste

A região Sudeste registra tempo nublado a encoberto com trovoadas em Minas Gerais, Espírito Sanro e Rio. Já na região de São Paulo há pancadas isoladas no norte e leste. A tendência, segundo o Inmet, é declínio da temperatura. Nesta quarta-feira, por exemplo, temperaturas oscilam entre 9°C e 14°C na capital paulista.

Ainda em São Paulo, com base no monitoramento do Centro de Gerenciamente de Emergências (CGE), foi decretado estado de alerta por baixas temperaturas a partir das 7h25. A sensação térmica era apenas 6ºC, no início da manhã. O frio persiste durante todo o dia.

Já no Rio de Janeiro, a forte chuva e a neblina fecharam o Aeroporto Santos Dumont por quase 3h . Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, por volta das 8h, na estação do Inmet, instalada em Copacabana, foram registrados ventos de 75 Km/h. 

    Leia tudo sobre: nevesanta catarinatempofrioprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG