Começa a primavera no hemisfério sul

Estação marca o retorno gradativo da chuva na maior parte do País, com exceção do Nordeste, onde normalmente a chuva diminui. Veja como será o fim de semana na sua região

iG São Paulo |

O Brasil e todo o hemisfério Sul entraram na primavera às 11h49 (horário de Brasília) deste sábado. A estação das flores marca o retorno gradativo da chuva na maior parte do País, com exceção do Nordeste, onde normalmente a chuva diminui. 

Leia também: Veja a previsão do tempo para a sua cidade

Carolina Garcia, iG São Paulo
Colorido das flores volta com a nova estação

Com a entrada do El Niño, o clima de outubro deve ser mais chuvoso do que o normal no Sul, com chuvas mais fortes e constante no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No sul do Paraná também deve chover forte. Por outro lado, devemos ter menos chuva no Norte e na maior parte do Nordeste. No Sudeste e no Centro-Oeste o calor continua, mas a chuva volta. Como em anos de El Niño, a previsão é de mais calor do que o normal a chuva irregular.

E a estação começa com chuva em boa parte do Sudeste e Centro-Oeste.  Veja abaixo como fica a previsão do tempo para a sua região neste início de estação:

Região Sudeste
Sábado: Céu nublado, chuva e temperatura baixa no leste de São Paulo, no sul e leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Previsão de sol e chuva à tarde no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Sol e tempo seco no centro-oeste de São Paulo. As outras áreas têm pancadas de chuva e períodos com sol.

Domingo será de chuva e temperatura baixa no Espírito Santo no vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O sol predomina no centro-oeste de São Paulo. No sul e leste de São Paulo e de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, dia nublado, com aberturas de sol, temperatura baixa e possibilidade de garoa.

Região Sul
Neste sábado devemos ter dia nublado, frio e garoa no leste do Paraná. Predomínio de sol nas demais áreas do Sul, com nevoeiro ao amanhecer. A temperatura fica baixa na madrugada especialmente nas serras. Risco de geada nas serras gaúcha e catarinense.

O sol e o tempo seco predominam no Sul no domingo. Faz frio na madrugada e há risco de geada nas serras gaúcha e catarinense. O leste do PR continua nublado e com garoa. No leste de SC e do RS, o sol aparece entre muitas nuvens.

Região Centro-Oeste
O sábado será de sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde no centro e norte de Goiás e no Distrito Federal. Em Mato Grosso e no norte de Mato Grosso do Sul, o céu fica sempre com muita nebulosidade e há previsão de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, o sol predomina.

O tempo volta a seca em Mato Grosso do Sul no domingo. O sol aparece forte e não chove. A temperatura sobe. Nas demais áreas, dia com sol, muitas nuvens e calor, com previsão de chuva principalmente à tarde e à noite.

Região Nordeste
Sábado de sol forte e muito calor no Nordeste. O tempo fica seco, ainda sem chuva em quase toda a região. Há previsão de chuva passageira no litoral, zona da mata e agreste entre Alagoas e Rio Grande do Norte. Pode chover na divisa do Maranhão com Tocantins e Pará.

O tempo quase não muda no Nordeste no domingo. O dia é com sol forte, calor e sem chuva na região. Chuva rápida ocorre no litoral entre Salvador e Natal. Uma frente fria provoca aumento de nuvens e chuva no sul da Bahia. Chove à tarde no sul do Maranhão.

Região Norte
Quase toda a região tem sol forte, muito calor e algumas pancadas de chuva passageiras à tarde e em parte da noite do sábado. No Acre, Rondônia, e sul do Amazonas, dia com períodos de sol e pancadas de chuva, com muitas nuvens.

Sol e pancadas de chuva à tarde no Tocantins, no norte e leste do Pará, no Amapá e Roraima. Nas demais áreas do Norte, as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia, mas o sol aparece entre muitas nuvens.

    Leia tudo sobre: primaveraprevisão do tempoestação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG