Brasileiros que 'moram juntos' não se consideram casados, revela IBGE

Maioria das pessoas que afirmam viver união consensual (76,6%) não considera mudança de estado civil e declaram solteiras; dados foram divulgados nesta sexta-feira

iG São Paulo | - Atualizada às

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, divulgada nesta sexta-feira, revelou que a maioria dos brasileiros que declaram possuir uma união consensual - quando há uma relação estável com ou sem um contrato - não se considera casada. Segundo o levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 29.734 pessoas, 22.773 (76,6%) dizem ser solteiras enquanto apenas 3.417 (11,5%) se julgam casadas.

Leia também:

Mulheres já são mais de 100 milhões no Brasil, revela Pnad
Domicílios com só um morador crescem, e média é de 3,2 pessoas por casa no País
Serviços como esgoto, coleta de lixo e iluminação evoluem pouco e são desafio
Casa própria já não é só sonho: 75% no Brasil são donos do imóvel onde vivem
Pnad: com maior concentração de jovens, Norte tem a população que mais cresce
População preta cresce e brancos e pardos encolhem, revela Pnad
Renda média cresce e desigualdade social cai

Com Bolsa Família, País reduziu trabalho infantil
País já tem 77,7 milhões de usuários de internet
Quase 70% dos brasileiros têm celular e crianças é o grupo que mais cresce
Número de desocupados cresce, sobretudo entre mulheres, negros e jovens
Brasileiros que 'moram juntos' não se consideram casados, revela IBGE

A pesquisa aponta ainda que entre os que possuem uma união consensual, 8,9% dos entrevistados são divorciados ou viúvos, com 3%. Entre as uniões consideradas pelos pesquisadores do IBGE, a união consensual é a segunda colocada com 34,8%. Com maior presença nas regiões Sudeste, com 10.401 declarantes, e Nordeste, com 9.084. O menor índice é encontrado no Centro-Oeste, apenas 2.324 pessoas.

O casamento tradicional – com efeito civil e religioso - foi encontrado pelos pesquisadores do IBGE na maioria dos lares brasileiros. Segundo a pesquisa, no Brasil, a ampla maioria realizou cerimônias civil e religiosa (43,2%), somente civil (18,6%) ou somente religiosa (3,4%). Entre os entrevistados que declaram ter realizado casamento civil e religioso, todos consideram a mudança do estado civil para “casado”.

Solteiros

A mudança do estado civil a partir de um relacionamento foi encontrada equilibrada no comparativo nacional. Entre os participantes com 15 anos ou mais de idade, 62.226 se declararam solteiros (42,8%) e outros 66.639 (45,9%). A partir de cada região do País, as áreas que possuem mais habitantes solteiros são: Norte (57,8%), Nordeste (47%) e Centro-Oeste (45,8%).

Brasileiros que vivem em união

Gerando gráfico...
PNAD, IBGE

    Leia tudo sobre: ibgeunião consensualcasamentopnad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG