Padre Marcelo Rossi recebeu quase a metade dos votos dos internautas. A outra parte ficou dividida entre os cinco líderes evangélicos, com o pastor Silas Malafaia como o mais votado

A mais recente enquete realizada pelo iG baseada no conceito de real time , que proporciona uma interação completa e em tempo real entre todos os usuários do portal, apontou o padre Marcelo Rossi como o expoente religioso mais influente do Brasil na atualidade. Após três dias de pesquisa e mais de 113 mil votos computados, Marcelo Rossi recebeu 55.330 votos dos internautas do iG .

Leia mais: iG lança plataforma revolucionária que permite enquete em tempo real

Resultado final da enquete realizada pelo iG durante três dias
iG Arte
Resultado final da enquete realizada pelo iG durante três dias

Na segunda posição ficou o pastor  Silas Malafaia , representante da igreja Assembleia de Deus, com 30.860. Líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo ficou na terceira posição, com 15.345. Na sequência aparecem o apóstolo Valdemiro Santiago , da Igreja Mudial do Poder de Deus, com 6.114; a bispa  Sonia Hernandes , da Igreja Renascer em Cristo, com 4.201; e o missionário  David Miranda , da Igreja Pentecostal Deus é Amor, com 1.306.

Úníco líder católico entre os seis candidatos, Marcelo Rossi recebeu aproximadamente metade dos 113.156 votos da enquete. A segunda parte dos votos ficou dividida entre os outros cinco líderes, que representam correntes evangélicas diferentes.

Segundo o Censo 2010, em 10 anos, o número de católicos no País passou de 73,6% para 64,6% dos brasileiros. Em 1872, quando foi feito o primeiro recenseamento, esse percentual era de 99,7%. Em contrapartida, cresce a massa de evangélicos. Em 2000, eles eram 15,4% da população e no último levantamento, 22,2%, um aumento de 16 milhões de pessoas.

Leia também: Enquete revolucionária do iG é comentada nas redes sociais

Enquete inovadora

A plataforma de enquete é baseada no conceito real time, que promove uma interação completa e em tempo real entre todos os usuários do portal. O leitor pode participar e conferir de que forma todos os outros usuários estão votando simultaneamente. Assim, é possível acompanhar os resultados e medir as mudanças de humor dos internautas em relação aos principais temas do Brasil e do mundo.

A tecnologia, criada pela IBT, empresa que pertence à Brztech, da qual faz parte o grupo português Ongoing, reduz o tempo entre a ação do usuário e a visualização, eliminando os atrasos decorrentes da atualização de páginas e de publicação. O grupo Ongoing é controlador do portal iG .

Em agosto, os internautas do iG já participaram de uma enquete para escolher qual foi o pior prefeito de São Paulo nos últimos 20 anos: Luiza Erundina, Paulo Maluf, Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra ou Gilberto Kassab? A senadora Marta Suplicy (PT), ex-prefeita da capital, teve o maior número de votos.

Outra enquete queria saber qual presidente fez mais pelo País: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula ou Dilma Rousseff. Com mais de 100 mil votos, FHC foi o escolhido .

Em meio ao mensalão, no início do mês, o iG também perguntou qual ministro do julgamento era o mais polêmico: Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, José Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Rosa Weber. Toffoli foi o mais votado .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.