Conheça o bispo Edir Macedo

Enquete inovadora do iG quer saber que líder espiritual mais influencia os brasileiros. Saiba mais sobre o bispo Edir Macedo

iG São Paulo | - Atualizada às

Divulgação
O bispo Edir Macedo

Nascido em uma família católica praticante, em 18 de fevereiro de 1945, no município de Rio das Flores, no Estado do Rio, Edir Macedo Bezerra é dono de uma das maiores igrejas evangélicas do Brasil e do mundo.

Aos 18 anos, iniciou a carreira como funcionário público. Trabalhou como contínuo na Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1971, se casou com Esther Eunice Rangel Bezerra, com quem teve duas filhas, Cristiane Cardoso e Viviane Freitas, e um filho adotivo, Moyses. Iniciou seu trabalho como pastor em 1974, ano em que criou o Ministério Cruzada Para o Caminho Eterno, no qual pregava ao ar livre, em um coreto, em uma praça do Méier, no Rio de Janeiro. Em 1977, fundou a Igreja Universal do Reino de Deus – (Iurd). A primeira sede funcionava no prédio de uma antiga funerária, na zona norte da cidade. Hoje a igreja está presente em mais de 180 países. No Brasil, tem aproximadamente 2 milhões de fiéis.

Em 1989, com ajuda de empresários, assumiu a direção da TV Record, que no ano seguinte se transformaria em Rede Record. Somente em 1991 comprou e assumiu de fato o controle da emissora. Nos anos seguintes, comprou outros canais de TV, redes de rádios e o parque gráfico Universal Produções, responsável pela edição da Folha Universal.

É graduado em teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia "Seminário Unido" e pela Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo. Fez doutorado em Teologia, Filosofia Cristã e Honoris Causa em Divindade, além do mestrado em Ciências Teológicas na Federación Evangélica Española de Entidades Religiosas, na Espanha. Como escritor evangélico, teve mais de 10 milhões de livros vendidos, divididos em 34 títulos, entre eles os best-sellers "Orixás, caboclos e guias" e "Nos Passos de Jesus". Ambos atingiram a marca de mais de três milhões de exemplares vendidos no Brasil.

    Leia tudo sobre: edir macedoreligião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG