Urupema registrou a segunda manhã mais fria do ano de Santa Catarina. Chove durante toda a semana no Sudeste, diz Inmet

Os Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul registraram temperaturas baixas nesta manhã de segunda-feira. O frio mais intenso ocorreu no município de Urupema, na serra catarinense, com a segunda maior temperatura mínima do ano no Estado. O índice de -4,4°C foi registrado pela Epagri/Ciram, por volta das 7h, e só ficou atrás dos -5,3°C registrado na manhã de domingo (13).

Confira a previsão do tempo para a sua cidade

Amanhecer foi frio em Pelotas, no RS. Temperaturas ficaram próximas de 0°C na serra gaúcha
Naurro Júnior/Agência RBS/AE
Amanhecer foi frio em Pelotas, no RS. Temperaturas ficaram próximas de 0°C na serra gaúcha


Além de Urupema, o dia amanheceu com temperaturas negativas na cidade de Bom Jardim da Serra, com -3,1°C, também em Santa Catarina. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Rio Grande do Sul, os menores valores foram em Vacaria (0,3°C); em São José dos Ausentes (0,8°C), em Canela (3,1°C), em Lagoa Vermelha (3,3°C), em Rio Grande (4,1°C) e em Chuí (4,9°C).

Ainda segundo o Inmet, o frio deve continuar firme na região. As condições meteorológicas em Santa Catarina, por exemplo, são favoráveis à ocorrência de declínio acentuado de temperatura. Na terça-feira (15), o dia amanhece gelado, com forte nevoeiro e com geada nas serras gaúcha e catarinense. Ainda pela manhã, o sol aparece com força. Durante a tarde, a temperatura sobe um pouco e não há previsão de chuva.

Urupema registrou a 2ª menor temperatura do ano; geadas são previstas até quarta
Divulgação/Prefeitura de Urupema
Urupema registrou a 2ª menor temperatura do ano; geadas são previstas até quarta
A geada deve cessar na região Sul apenas na quarta-feira (16), que terá chuva fraca a qualquer hora do dia. Porém, uma nova frente fria avança pelo sul do Rio Grande do Sul, na sexta-feira (17), provocando pancadas de chuva a partir da noite no sul e no oeste do Estado. Em todas as demais áreas do Sul, o sol predomina e o tempo fica firme, ainda com muita névoa pela manhã nas regiões da Grande Curitiba e da Serra Gaúcha.

Previsão de hoje: Semana começa com temperaturas baixas no Sul e Sudeste

Já na região Sudeste, chove durante toda a semana. O tempo seguirá fechado com chuva a qualquer hora e temperatura baixa no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no centro-leste e no nordeste de Minas Gerais. Já no centro-oeste paulista, o sol volta a aparecer e o tempo fica firme, ainda com muita nebulosidade e temperatura amena, na quarta. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia, no final da semana.

Calor

Mesmo com previsões de pancadas de chuva e tempo instável, as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste continuarão com altas temperaturas. No Centro-Oeste, no Estado do Mato Grosso do Sul, o sol aparecerá entre muitas nuvens durante o dia e a temperatura seguirá amena. Nas demais áreas, a umidade do ar ficará alta deixando o tempo instável, com muita nebulosidade. Pode ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora.

No Norte, faz calor no Acre, no leste do Amazonas, no Tocantins e no centro, no nordeste e no leste do Pará, mas o ar fica mais abafado, a nebulosidade aumenta e há previsão de chuva rápida durante a tarde. Em todas as demais áreas do Norte, o tempo fica instável, com muitas nuvens, breves períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Já no Nordeste, o tempo fica instável no extremo sul da Bahia, onde chove a qualquer hora. O sol brilha forte, faz calor e o tempo segue firme no norte e no noroeste baiano, no sudeste do Piauí, no sul do Ceará, no interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba e nos Estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Nas demais áreas, o sol também predomina, mas a nebulosidade aumenta e provoca pancadas rápidas de chuva no decorrer do dia. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.