Sul e Sudeste registram recorde de frio no feriado

Capital paulista e Rio Grande do Sul tiveram a menor temperatura do ano e Santa Catarina registrou temperaturas negativas

iG São Paulo |

A madrugada do feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, foi a mais fria do ano em vários pontos do Sul e do Sudeste do Brasil. De acordo com a Epagri, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, a massa de ar frio e seco que se instalou no Sul do Brasil gerou frio intenso durante a madrugada e início da manhã desta terça-feira em todas as regiões catarinenses.

Leia também: Feriado terá baixas temperaturas no centro e no sul do País

AE
A manhã do Dia do Trabalho começou com temperatura abaixo dos 5°C em Gramado
Segundo o órgão, pelo menos duas cidades registraram temperaturas negativas: em Urupema fez -0,7ºC e em Urubici fez -1,5ºC.

O Rio Grande do Sul também registrou muito frio nesta terça-feira. Os gaúchos tiveram a madrugada mais fria do ano. A temperatura mínima caiu abaixo do 5°C em boa parte do Rio Grande do Sul e pelo menos seis municípios registraram mínimas na casa de 1°C: fez 1°C em São José dos Ausentes (a menor temperatura do ano até agora), 1,5°C, em Erechim, Quaraí e Vacaria, e 1,8°C, em Bento Gonçalves e em Santa Rosa.

Saiba mais: Consulte a previsão do tempo para a sua cidade

São Paulo

AE
Temperatura não deve passar dos 18ºC na capital paulista nesta terça-feira
Maior cidade do Brasil, São Paulo registrou a menor temperatura do ano com 11,4ºC na estação do Mirante de Santana, zona norte da cidade. A menor anteriormente registrada havia sido em 29 de março com 14,4ºC.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio intenso foi sentido em todo Estado: 9,7ºC em Barretos, 7,3ºC em Valparaíso, norte e noroeste, e com as menores temperaturas registradas de 4,7ºC em Barra do Turvo (Vale do Ribeira, extremo sul do estado) e de 5,0ºC em Rancharia (sudoeste).

Na próxima madrugada o frio deve aumentar de intensidade na capital, com mínima de 10ºC, e principalmente na Serra da Mantiqueira que deve ter mínima de 1ºC e provável formação de geada.

Leia também: Cidade de São Paulo tem a tarde mais fria do ano

AE
Mulher caminha durante gelada manhã desta terça-feira em São Paulo (SP)

Rio de Janeiro

No Rio, a temperatura máxima neste feriado não passo dos 21,7ºC e a mínima chegou a 15,4ºC, de acordo com o Inmet. Na zona sul da cidade, é possível ver a ressaca. As ondas podem atingir até 3,5 metros de altura, segundo bombeiros do Grupamento Marítimo de Botafogo. A chuva deixa a cidade em estado de atenção desde a segunda-feira.

Agência O Globo
Ressaca na praia do Leme

    Leia tudo sobre: frioclimatemperatura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG