Policia do Rio encontra carro roubado com material radioativo

Caixa blindada com selênio estava no porta malas do veículo e não foi violada

iG Rio de Janeiro |

Agência O Globo
Técnicos recuperam veículo roubado com material radioativo no Rio
O carro com material radioativo Selênio 75, roubado no fim de semana por bandidos armados em uma rodovia do Rio de Janeiro, foi recuperado nessa madrugada, segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O veículo foi encontrado no bairro de Cordovil, no subúrbio da cidade, no acesso ao morro da Cidade Alta. De acordo com a PM, policiais do 16º Batalhão faziam ronda quando viram um veículo estacionado há algum tempo, no que foi considerado uma atitude suspeita, e verificaram adesivos de identificação que correspondiam à descrição do veículo roubado. A polícia também recebeu informações de uma denúncia anônima informando a localização do carro.

Os Bombeiros froram chamados e uma equipe técnica recolheu o material.

Leia também: Material radioativo traz riscos à saúde se for violado, diz Comissão Nuclear

O material radioativo utilizado para fazer raio x de equipamentos pesados estava no porta malas do veículo e a caixa blindada com Selênio 75 não foi violada.

"Quem manipulasse o material poderia correr risco em relação à sua saúde. Dependendo da dose poderia haver queimaduras e, dependendo do tempo que ficar, pode haver até risco de vida", disse Ivan Salati, diretor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

"Quem roubou o carro não tinha noção do que estava levando. A ação da imprensa e das autoridades foi fundamental para recuperar o material em perfeito estado", acrescentou João Carlos Videira, diretor da empresa responsável pelo transporte do material radioativo.

Em 1987, uma cápsula radioativa de Césio 137, que pertencia a um material hospitalar, foi encontrada em um ferro velho em Goiás e aberta. Quatro pessoas morreram e mais de seiscentas foram contaminadas.

(Com informações da Reuters)

    Leia tudo sobre: material radioativorouborio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG