Chuva e frio devem marcar o feriado no centro-sul do País

Segundo a Climatempo, tempo seco e quente predomina em quase todo o Nordeste durante o feriado

iG São Paulo |

O clima de outono vai predominar com mais força neste fim de semana prolongado no centro-sul do Brasil, informa a Climatempo Meteorologia. Para os próximos dias, áreas de instabilidade de uma frente fria deixam o tempo instável com risco de chuva e ventos fortes na região Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, e centro-sul de Minas.

Veja também a previsão do tempo para a sua cidade

Nesta última sexta-feira do mês a presença da massa de ar seco impede a formação de nuvens de chuva na maior parte do Nordeste e do Tocantins. No Norte do Brasil, o tempo quente e úmido favorece a formação de nuvens tropicais. Veja como fica a previsão para a sua região durante o feriado, segundo a Climatempo

Região Sudeste
Nesta sexta-feira, o tempo fica fechado e chove a qualquer hora na maior parte de São Paulo, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro. Já no norte de Minas e do Espírito Santo, o sol brilha forte, faz calor à tarde e o tempo fica seco. No oeste paulista, muitas nuvens persistem, mas o sol aparece e também não chove. Nas demais áreas do Sudeste, o sol também predomina, mas a nebulosidade aumenta e provoca chuva a partir da tarde.

No sábado, o sol brilha forte apenas no norte de Minas Gerais, onde faz calor à tarde e ainda não chove. Já no sul e no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e na zona da mata mineira, o tempo fica fechado e chove a qualquer hora. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece em alguns momentos, mas o céu fica sempre com muitas nuvens e também há previsão de várias pancadas de chuva no decorrer do dia.

No domingo, o tempo segue fechado com chuva a qualquer hora no centro-norte de São Paulo, no sul de Minas e no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas paulistas, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e também chove no decorrer do dia. Já no norte de Minas e do Espírito Santo, o sol brilha forte, faz calor à tarde e o tempo fica seco. Nas demais áreas do Sudeste, o sol predomina, com aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde.

Na segunda-feira, o tempo segue chuvoso no leste e no norte de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, no sul e na zona da mata de Minas Gerais. Já no centro-oeste paulista e no norte mineiro e capixaba, o sol brilha forte, poucas nuvens se formam e o tempo fica firme. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece sempre entre nebulosidade variável e há previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia.

Na terça-feira, a instabilidade diminui na capital, litoral e Grande São Paulo, mas o céu continua nublado com previsão de garoa. No norte de São Paulo, as cidades que fazem divisa com o Rio de Janeiro, todo o estado fluminense, sul de Minas e zona da mata o tempo fica fechado com risco de chuva forte. No triângulo mineiro, em Belo Horizonte a previsão é de sol, nuvens e pancadas de chuva. No norte de Minas Gerais e do Espírito Santo tempo firme.

Região Sul
Nesta sexta-feira, o tempo fica instável no leste do Paraná e de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, onde o sol aparece entre muitas nuvens, mas chove pouco. Muita nebulosidade no sudeste gaúcho e nas demais áreas paranaenses, mas com sol e sem previsão de chuva. Nas demais regiões gaúchas, o sol brilha forte, poucas nuvens se formam e o tempo fica seco, com friozinho ao amanhecer e temperatura agradável à tarde.

No sábado, o tempo fica fechado com chuva a qualquer hora em Santa Catarina e no Paraná. No norte do Rio Grande do Sul, o sol aparece entre muitas nuvens e chove várias vezes ao longo do dia. Nas demais áreas gaúchas, o sol predomina, mas a nebulosidade aumenta e provoca pancadas de chuva a partir da tarde, exceto na região de Uruguaiana, onde o ar fica mais seco e não chove.

No domingo, um sistema de baixa pressão está formado entre a costa do Sul e do Sudeste, deixando o tempo fechado com chuva a qualquer hora na maior parte do Rio Grande do Sul, no centro-oeste e no sul de Santa Catarina. Nas demais áreas catarinenses e no Paraná, o sol aparece entre muitas nuvens e chove fraco no decorrer do dia. No oeste gaúcho, o sol aparece e o tempo fica firme, mas ainda com muita nebulosidade e temperatura baixa.

Na segunda-feira, uma forte massa de ar frio e seco cobre praticamente todo o Sul do Brasil. Algumas nuvens carregadas se formam e provocam chuva rápida a partir da tarde em toda a faixa leste da Região. Nas demais áreas da Região, o dia começa com temperatura baixa e alguma nebulosidade, mas o sol brilha forte e faz até um pouco de calor à tarde. Não há condições de chuva.

Na terça-feira, o tempo não muda muito. Em Curitiba, Vale do Itajaí e litoral paranaense céu nublado com garoa durante todo o dia. Em Florianópolis o tempo fica instável com previsão de chuva a qualquer hora. Na faixa leste do Rio Grande do Sul sol entre muitas nuvens. Nas demais áreas sol e tempo firme com um pouco de frio, principalmente ao amanhecer.

Região Centro-Oeste
Nesta sexta-feira, o ar frio e seco predomina sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul, onde o sol reaparece e não chove, mas a temperatura fica baixa. Já no norte de Goiás, no Distrito Federal e no nordeste de Mato Grosso, o sol predomina e o tempo fica abafado, com pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol aparece entre muitas nuvens e ainda chove várias vezes no decorrer do dia.

No sábado, o tempo fica fechado e chove a qualquer hora no sul de Mato Grosso do Sul. Já no norte de Goiás, no Distrito Federal e no nordeste de Mato Grosso, o sol predomina, faz um pouco de calor à tarde e ocorrem algumas pancadas de chuva devido ao tempo abafado. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e são esperadas várias pancadas de chuva no decorrer do dia.

No domingo, o tempo volta a ficar firme no sul de Mato Grosso do Sul, mas ainda com muitas nuvens. No Distrito Federal, no norte de Goiás e no nordeste de Mato Grosso, o sol brilha forte, faz calor à tarde e também não chove. Já no centro-norte de Mato Grosso do Sul, o céu fica nublado e chove a qualquer hora. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol aparece sempre entre muita nebulosidade e ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia.

Na segunda-feira, o sol brilha forte e o tempo fica seco na maior parte de Mato Grosso do Sul, no norte de Goiás, no Distrito Federal e no nordeste de Mato Grosso. Já no norte sulmatogrossense e no sul matogrossense e goiano, o tempo fica instável, com sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol predomina, mas a nebulosidade aumenta e há previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde.

Na terça-feira, o ar seco ganha força e inibe a formação de nuvens de chuva na região. O dia será de sol e calor.

Região Nordeste
Nesta sexta-feira, o sol aparece entre muitas nuvens e ainda chove a qualquer hora no norte do Maranhão. No centro-leste maranhense, no norte do Piauí e do Ceará e no leste do Rio Grande do Norte, a chuva ocorre principalmente pela manhã e o predomínio é de sol. Em todas as demais áreas do Nordeste, o ar quente e mais seco prevalece. Com isso, o sol brilha forte entre pouca nebulosidade, faz bastante calor à tarde e não há condições de chuva.

No sábado, o sol brilha forte e faz bastante calor em todo o Nordeste. No Maranhão e no norte do Piauí e do Ceará, o céu ainda fica com alguma nebulosidade e ocorrem pancadas rápidas de chuva no decorrer do dia. Em todas as demais áreas da região, poucas nuvens se formam e o tempo fica firme, com baixa umidade do ar à tarde.

No domingo, o tempo fica instável no litoral do Maranhão, com muitas nuvens, períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora. Na região central maranhense, no litoral norte e no Recôncavo Baiano e no norte do Piauí e do Ceará, o sol predomina e só ocorrem algumas pancadas de chuva no decorrer do dia. Em todas as demais áreas do Nordeste, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e ainda não há expectativa de chuva.

Na segunda-feira, a chuva acontece de forma rápida, principalmente pela manhã, no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, no Recôncavo Baiano, no litoral norte da Bahia e no litoral de Sergipe, onde o predomínio é de sol. Em todas as demais áreas do Nordeste, o tempo segue ensolarado, quente e sem chuva, com baixa umidade do ar durante a tarde.

Na terça-feira, ocorrem pancadas de chuva de forma rápida e passageira em Salvador e Aracajú. Na costa norte entre o Maranhão e Ceará, a zona de convergência intertropical favorece o aumento de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva que por vezes podem ser fortes. Nas demais áreas da região, o ar seco predomina e não chove.

Região Norte
Nesta sexta-feira, uma massa de ar seco predomina sobre o centro-leste do Tocantins, onde o sol brilha forte e não chove. No norte e no oeste tocantinense e no sudeste do Pará, o dia começa com sol, mas as nuvens aumentam a partir da tarde e provocam pancadas de chuva. Em todas as demais áreas do Norte, a nebulosidade varia bastante durante o dia, o sol aparece pouco e a chuva acontece a qualquer hora.

No sábado, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e não chove no centro-sul e no leste do Tocantins. No norte do Estado e no sudeste do Pará, o sol também predomina, mas ainda há previsão de chuva rápida durante a tarde. Em todas as demais áreas do Norte, o tempo segue instável, com muitas nuvens, breves períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

No domingo, o sol brilha forte e não chove no Tocantins e no sudeste do Pará. No centro-sul paraense, o sol também predomina e só chove de forma isolada à tarde. Em todas as demais áreas do Norte, o sol até aparece, mas a instabilidade persiste, o céu fica sempre cheio de nuvens e ainda há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Na segunda-feira, o sol brilha forte e ainda não chove no Tocantins e no sudeste do Pará. No sudoeste paraense e no centro-sul de Rondônia, o sol também predomina, mas o tempo fica abafado, a nebulosidade aumenta e há previsão de chuva rápida a partir da tarde. Em todas as demais áreas do Norte, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e ainda chove a qualquer hora do dia.

Na terça-feira, o ar seco e quente inibe a formação de nuvens de chuva no Tocantins e no sul do Pará. O tempo quente, úmido e abafado ajuda a formar nuvens pesadas de chuva sobre toda a região. Apesar da presença do sol há previsão de chuva a qualquer hora do dia.

    Leia tudo sobre: feriadodia do trabalhoprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG