EUA mudam o sistema para solicitação de vistos no Brasil

Segundo o consulado, taxa única de US$ 160 cobrirá todas as despesas e solicitações passarão a ser feitas em duas etapas

iG São Paulo |

Os consulados dos EUA em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife terão um novo sistema para agendamento de visto a partir de 30 de abril. O novo sistema tem o objetivo de agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera para agendamento. De acordo com o consulado norte-americano, apenas uma taxa será cobrada e o atendimento será realizado em até duas etapas.

Porto Alegre e BH: Estados Unidos abrirão dois novos consulados no Brasil

A partir de 30 de abril, o brasileiro que solicitar o visto pagará uma única taxa de US$ 160  que cobrirá todos os serviços, inclusive a remessa do passaporte. O solicitante poderá pagar diretamente no site do agendamento , por telefone ou através de boleto gerado no mesmo. O sistema também será implantado em Belo Horizonte. A embaixada, em Brasília, implantará a mudança em data ainda não definida.

Segundo o consulado dos EUA, as solicitações de vistos passarão a ser feitas em duas etapas e o solicitante deverá agendar duas datas: uma para a entrega de documentos e recolhimento de digitais em um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e outra para a entrevista com um vice-cônsul americano. No entanto, nem todos os solicitantes terão que cumprir as duas etapas. Durante o agendamento, o solicitante responderá perguntas para saber se deverá comparecer somente a um CASV ou se deverá comparecer também a um consulado ou embaixada.

A primeira etapa do atendimento será feita nos Centros de Serviços de Solicitação de Vistos, fora dos consulados. Os CASVs funcionarão de segunda a sexta das 7h às 18h e, aos domingos, das 13h às 18h. São Paulo terá duas unidades de CASV enquanto Rio, Recife, Brasília e Belo Horizonte terão uma cada.

A segunda etapa do processo, que consiste em uma entrevista, deverá ser feita em um consulado ou embaixada. Além de não precisar mais pagar pelo envio do passaporte, os solicitantes receberão um número para rastreá-lo.

Outra novidade é que solicitantes poderão tirar a foto na hora nos CASVs, sem custo adicional e não precisarão enviá-la junto com a documentação.

Esse sistema de emissão de vistos já está em vigor no México, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Argentina, Bolívia, República Dominicana, Paraguai e Venezuela.

Solicitantes que já tenham agendado suas entrevistas até o dia 31 de maio poderão ser atendidos pelo sistema atualmente em vigor. Os números de telefone para agendamento serão divulgados na página da missão diplomática dos EUA no Brasil antes da data do lançamento..

Leia também:
É preciso “muita conversa”, diz ministro dos EUA sobre isenção de vistos
EUA anunciam projeto para facilitar passagem de brasileiros pela 'imigração'
Aumentos:
Número de vistos para os EUA cresce 56% no primeiro trimestre
Diplomacia:
Provável item da pauta de Dilma e Obama, isenção de visto fica mais perto
Belo Horizonte:
'MG é um parceiro importante para os EUA', diz Anastasia

    Leia tudo sobre: vistosconsuladoestados unidos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG