Índios invadem prédio da Funai no Acre e impedem 20 funcionários de sair

Cerca de 50 índios de diversas etnias cobram definições na demarcação de terras no Estado. Indígenas estão armados com arcos, flechas e lanças

iG São Paulo |

Um grupo de 50 índios de diversas etnias invadiu o prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Rio Branco, no Acre, nesta manhã de quarta-feira. Desde a entrada do grupo na sede, que teria ocorrido por volta das 10h, os 20 funcionários da organização são impedidos de deixar o local.

Leia também: Número de brasileiros que se dizem índios cresce 11,4%, diz IBGE

Segundo um funcionário da Funai, o grupo cobra a demarcação de terras indígenas no Estado, melhores condições de educação e saúde . Ainda de acordo com o auxiliar, os índios chegaram armados com arcos, flechas e lanças e um pouco nervosos. "No começo estavam nervosos, mas em nenhum momento houve ameaças", explicou. Ninguém ficou ferido.

Para o funcionários, ficou claro que os ânimos se acalmaram com a chegada da coordenadora da Funai da cidade, Maria Evanízia dos Santos. Na entrada da sede, ela reuniu o grupo para uma conversa e, até as 17h, a reunião continuava. A manifestação acontece um dia antes do Dia do Índio, celebrado dia 19 de abril.

"As nossas referências do movimento indígena, quando entram nos governos, se esquecem das dificuldades que viveram aqui", afirmou a liderança indígena Ninawá Huni Kui."Há muitas coisas na política indigenista, principalmente no que se refere à saúde, que não está bem", reconhece a coordenadora da Funai, Evanízia Puyanáwa.

"Em relação à demora nas demarcações, isso é um problema de caráter político, de prioridade política do governo federal". A demarcação de terras indígenas não tem como ser agilizada.

Em todo o País, só há 16 antropólogos da Funai para atuar nesse trabalho.

Leia outras notícias de índios no Acre:

- Doze crianças indígenas morrem com suspeita de rotavírus no Acre

- Número de índios mortos por suspeita de rotavírus é maior, diz conselho

- Aumenta o número de mortes de índios por suspeita de rotavírus no Acre

    Leia tudo sobre: funaiíndiosacrerio brancoinvasão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG