Tamanho do texto

Rede de 15.069 estabelecimentos conveniados ao sistema Aqui Tem Farmácia Popular passa a oferecer benefício em todo o País

A rede de 15.069 farmácias e drogarias conveniadas à rede “Aqui Tem Farmácia Popular” passa a oferecer, a partir desta segunda-feira, medicamentos gratuitos para o tratamento de hipertensão e diabetes ( Confira a lista dos estabelecimentos por Estado ). De acordo com o Ministério da Saúde, o programa beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos e 300 mil, diabéticos.

Para obter os medicamentos o usuário deve comparecer em qualquer um dos estabelecimentos credenciados portando CPF, documento com foto e receita médica, de até quatro meses atrás, que pode ser emitida tanto por médico particular, quanto por profissionais do sistema público.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 33 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial. Destes, 80% – ou aproximadamente 22,6 milhões de hipertensos – são atendidos na rede pública de saúde. Entre os 7,5 milhões de diabéticos, seis milhões (80% do total) recebem assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). Este aumento no número de pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade – também conhecidas como “epidemia do século” – é atribuído, pelo Ministério, a padrões alimentares e de qualidade de vida, fortemente associados à má alimentação, falta de atividade física e ao estresse.

Além destes medicamentos o governo federal também financia 90% do valor de referência dos medicamentos no Aqui Tem Farmácia Popular, cujo orçamento para 2011 é de R$ 470 milhões.

Confira, abaixo, os princípios ativos dos medicamentos contra hipertensão e diabetes que passam a ser oferecidos gratuitamente a partir de hoje:

Hipertensão
Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido

Losartana Potássica 50 mg

Diabetes
Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)