16/07 - 14:57 - Regina Bandeira - Último Segundo/Santafé Idéias
BRASÍLIA - A CPI das Escutas Telefônicas da Câmara aprovou, nesta 'Dantas, alvo da investigação da Operação Satiagraha da Polícia Federal. O depoimento está marcado para dia 13 de agosto. Dantas é suspeito de encomendar interceptações telefônicas ilegais de ex-integrantes do governo, como o ex-ministro Luiz Gushiken, por meio da empresa de consultoria Kroll. O presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), explicou que a comissão quer confirmar a existência desses grampos ilegais.
A comissão também aprovou a convocação do delegado da PF Protógenes Queiroz – a oitiva do delegado responsável pela Operação Satiagraha está marcada para dia 6 de agosto – e do juiz Fausto de Sanctis, autor dos pedidos de prisão do banqueiro, para o dia 7.
AE

Daniel Dantas, dono do banco Opportunity
O relator da CPI, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), disse querer saber do delegado o motivo de as escutas telefônicas da operação terem durado dois anos. “Precisamos saber como estas informações foram manuseadas durante este período”, disse.
E referindo-se à saída mal explicada do delegado da PF à frente do caso, ocorrida nesta terça-feira, o parlamentar defendeu a vinda de Protógenes à CPI. “Será uma boa oportunidade para ele explicar os reais motivos de sua saída”, argumentou.
A saída de Protógenes e outros dois delegados da Operação Satiagraha foi criticada por parlamentares da comissão. “É um grave prejuízo para as investigações”, afirmou o deputado Marcelo Itagiba, ex-secretário de segurança do RJ e delegado da PF.
O motivo da saída do delegado Protógenes foi divulgado pela PF como se fosse um pedido pessoal de férias, mas, nos bastidores, ventila-se que ele teria sido convidado pela direção da PF a se afastar das investigações por supostos excessos.
O prazo de encerramento da CPI é até 7 de setembro, mas o presidente da comissão tentará convencer o presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para prorrogá-la até o final do ano. "Queremos mais 120 dias para finalizar bem os trabalhos", argumenta Itagiba.
Governo FHC
A comissão não aprovou os requerimentos de convocação do investidor Naji Najas, nem do ex-deputado do PT Luiz Eduardo Greenhalgh. Também não foram aprovados os requerimentos de convocação de ex-integrantes do governo Fernando Henrique Cardoso.
Os requerimentos do deputado Luiz Couto que convidavam o economista André Lara Rezende, ex-presidente do BNDES, e o ex-presidente do Banco Central e amigo de Dantas Pérsio Arida a virem depor na CPI não entraram sequer na pauta desta quarta-feira.
Leia também:
Leia mais sobre: Operação Satiagraha

Publicidade
Defesa de Nahas diz que só recorre contra a prisão após depoimentos dos acusados
Sinopse da imprensa: negociador cita “aval de Dantas” a suborno
Menos de 24 horas após deixar carceragem da PF, Daniel Dantas é preso novamente