07/07 - 05:12 - Redação
Nos últimos 19 anos ocorreram 7.561 invasões de propriedades rurais no País - uma média próxima dos 400 por ano -, segundo levantamento Geografia das Ocupações de Terras, atualizado há pouco pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (Nera), instituição vinculada à Universidade Estadual Paulista (Unesp). As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
O estudo cobre o o período que vai de 1988 (quando entrou em vigor a atual Constituição, que atribui ao Estado a tarefa da reforma agrária) a 2007.
O levantamento tem o cruzamento de informações de três instituições que fazem medições dos conflitos: Comissão Pastoral da Terra (CPT), Ouvidoria Agrária Nacional e Dataluta (braço estatístico do Nera). Além de apontar números gerais, ele também identifica regiões e cidades onde os sem-terra mais atuaram.
Segundo o jornal, os números confirmam que o pior cenário localiza-se no Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado de São Paulo.
Leia mais sobre: invasões de terra

Publicidade