06/06 - 05:41 - Agência Brasil
BRASÍLIA - Ao abrir a Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o preconceito contra os homossexuais e se solidarizou com o movimento.
"Quando se trata de preconceito, eu conheço nas minhas entranhas. Talvez seja a doença mais perversa impregnada na cabeça de um ser humano", disse Lula.
| Agência Brasil |
![]() |
| Lula apóia movimento |
“Vou colocar todos [bonés], porque somente assim vou quebrar preconceitos”, afirmou Lula, acrescentando que não é fácil para nenhum presidente da República participar de eventos “que envolvam um setor tão grande, tão heterogêneo e tão vítima de preconceito”. A tal ponto que ele foi questionado várias vezes, por assessores, se participaria ou não do evento.
Na conferência, Lula ouviu de representantes dos GLBT várias reivindicações. Entre elas, a da criação de uma secretaria que represente o movimento e o pedido de apoio ao projeto de lei que criminaliza a homofobia. O presidente afirmou que tentará atender os pedidos, mas não deu garantias.
“No que depender do apoio do Poder Executivo e dos ministros, iremos trabalhar para que o Confesso Nacional o que precisa aprovar neste país”, disse Lula.“Mas seremos honestos. Aquilo que não puder ser feito, a gente vai dizer: 'Isso aqui não dá, isso aqui não passa'”, disse, alertando que o movimento deve buscar a unidade.
Leia mais sobre: Homossexuais
Publicidade
STJ julga reconhecimento de união estável entre homossexuais