28/04 - 10:54 - Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias
BRASÍLIA - A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou, nesta segunda-feira, os resultados da 92ª Pesquisa CNT/Sensus que apresentou a melhor avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a sua posse, em janeiro de 2003. Para 50,4% dos entrevistados, Lula deveria concorrer ao terceiro mandato em 2010.
Hoje, 57,5% da população avalia o governo como positivo, enquanto 11,3% classifica o desempenho como negativo. Em fevereiro de 2008, a avaliação positiva do governo Lula situava-se em 52,7% e a avaliação negativa em 13,7%.
O indicativo referente ao desempenho pessoal do presidente também registrou seu maior aumento. Em abril de 2008, a avaliação positiva ficou em 69,3% e a desaprovação regitrou 26,1%. Em fevereiro de 2008, a aprovação do desempenho pessoal de Lula situava-se 66,8% e a desaprovação 28,6%.
De acordo com o presidente de CNT, Clésio Andrade, o aumento da consolidação da popularidade de Lula se deve aos seguintes fatores: “crescimento econômico, com geração de emprego; aos programas sociais, e mais especificamente ao Bolsa Família; a boa movimentação e discurso político do presidente; e a inauguração das obras sintetizadas do PAC que deram uma sensação de eficiência do governo”.
Em relação a tendência do eleitorado brasileiro para eleições de 2010, a pesquisa demonstra que em uma votação espontânea para o primeiro turno, o presidente Lula obteve 29,4% dos votos, seguido por José Serra, com 5,0%; Aécio Neves, com 2,9%; Geraldo Alckmin, com 2,4%; Heloisa Helena, com 2,7%; e Ciro Gomes, com 1,5%. Na pesquisa, 54,1% das pessoas não têm candidato ainda.
Nas listas estimuladas, José Serra venceria em todas as simulações em que participa. Sem Serra, Ciro Gomes levaria a melhor. Confira as relações estimuladas:
Para um eventual segundo turno, na primeira opção está José Serra com 53,2%, seguido por Dilma Rousseff, com 13,6%. O presidente Lula não aparece nas pesquisas de segundo turno. Para o segundo turno, também foi feita feita simulações estimuladas. Confira:
Terceiro mandato
Sobre uma eventual alteração na constituição para permitir uma nova candidatura de Lula, já em 2010, 50,4% afirmam ser a favor e 45,4% são contra. Diante de uma eventual oportunidade de reeleição para o terceiro mandato, 51,1% da população votaria em Lula, 35,7% em José Serra e 13,3% declarou ainda não ter candidato. Saiba mais.
Dengue
Segundo a pesquisa, o surto de dengue que atinge o País é de conhecimento de 97,7% dos entrevistados. Desses, 76% atribuem o surto à atitude da sociedade civil e 28% às causas naturais. Em relação a falta de atuação no combate a doença, o ministério da Saúde é citado como responsável por 7,6% das pessoas, os governos estaduais por 4,3%, e as prefeituras por 7,7%.
Caso Isabella Nardoni
De acordo com a CNT/Sensus, 98,2% dos entrevistados têm conhecimento da morte da menina Isabella Nardoni, ocorrida no último dia 29 de março em São Paulo. Dos pesquisados, 86,2% têm acompanhado o caso de perto. Entre esses, 71,8% avaliam positivamente o acompanhamento do caso pela mídia e 24,3% negativamente.
Espanha
Sobre o episódio dos brasileiros barrados pela Espanha no início do ano, 69,2% têm conhecimento. Dentre eles, 24,5% acreditam que a Espanha está somente proibindo a entrada de brasileiros de forma irregular enquanto 69,7% acreditam que o país demonstra preconceito contra brasileiros.
CPI dos cartões corporativos
A pesquisa mostrou que 57,9% dos entrevistados têm conhecimento da instalação da CPI dos Cartões Corporativos pelo Congresso Nacional para investigar o uso indevido do cartão com gastos excessivos por parte dos ministros, funcionários do Governo Federal e seguranças da família do presidente Lula.
Entre o percentual que têm conhecimento: 12,7% aprovam a apuração para a administração do PT; 6,1% aprovam a administração para a apuração do PSDB; 57,8% aprovam a apuração para as administrações do PT e PSDB e 12,2% são contra a apuração.
Ainda dentre os que têm conhecimento, 29,6% acreditam que a CPI vai examinar as denúncias de forma isenta e 58,1% não acreditam nessa hipótese.
Dossiê – Dilma Rousseff
O levantamento feito sobre o vazamento das informações sobre os gastos pessoais do ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, supostamente de responsabilidade da Casa Civil da Presidência da República, são de conhecimento de 51,2% das pessoas entrevistadas pela CNT/Sensus.
Os membros da CPI são apontados como os principais responsáveis pela elaboração do documento com 21,1% dos votos. Em seguida vem à ministra Dilma com 17,4%; os assessores da ministra com 13,1%; da Casa Civil com 9% e da Secretaria Geral da Presidência com 8,3%.
O Instituto Sensus, contratado pela CNT, ouviu 2 mil pessoas entre 21 e 25 de abril, em 24 Estados brasileiros. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais e para menos.
Leia mais sobre:
Leia mais sobre: CNT/Sensus - sucessão
Publicidade