31/03 - 18:18 - Redação
BRASÍLIA - A Secretaria de Vigilância em Saúde divulgou nesta segunda-feira os números do acompanhamento da dengue no Brasil. Até a 13ª semana de 2008, foram registrados 120.570 casos notificados da doença no País. Do total registrado, 647 são confirmados como de febre hemorrágica de dengue, que causou 48 óbitos. Para comparação, a secretaria utilizou dados até a 9 semana, considerada consolidada. No mesmo período de 2007, houve uma redução de 27% no número de casos.
A queda não foi homogênea nos 26 estados e no Distrito Federal. O Centro-Oeste e o Sul apresentaram índices de queda de 79,06% e 56,88% respectivamente. Embora com o segundo menor número de casos, o Norte teve o maior aumento da dengue, com um acréscimo de 52,82%.
Rio de Janeiro
Em números absolutos, o Rio de Janeiro ficou com 36% do total de casos, somando 32.552 pessoas que tiveram suspeita da doença, sendo que a capital fluminense registrou 22.167 desse total.
A Secretaria Estadual de Saúde informa que os números atualizados sobre a dengue serão divulgados toda quarta-feira. Até o dia 26, foram confirmados 43.523 casos e 54 mortes.
Nesta segunda-feira começaram a funcionar os hospitais de campanha no Rio. Na primeira hora de funcionamento, o posto da Aeronáutica, montado no Terminal Rodoviário Alvorada, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, registrou 30 atendimentos. O local serve como centro de triagem para pessoas com suspeita de dengue.
Cálculo dos índices
A incidência de dengue é estratificada em três faixas: 1 – índices até 100/100 mil é considerada uma faixa de incidência baixa, 2 – entre 100 e 300, média e 3 – maior que 300, alta. A capital com menor registro por 100 mil habitantes é a de São Paulo, com índice de 0,43. O índice é cumulativo durante todo o ano, podendo aumentar a incidência em algumas localidades.
Leia também:
Leia mais sobre: dengue
Publicidade
Sem médicos, tendas para hidratação de pacientes com dengue no Rio não funcionam
Jobim diz que militares vão combater mosquito da dengue e atender pacientes no Rio
Secretário diz que larvicida contra dengue estocado no Rio prejudica saúde humana
Ambulante no Rio vende até 30 raquetes elétricas por dia contra mosquito da dengue