iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Dez mil devem se inscrever para o PAC em favelas do Rio, diz secretário

19/02 - 14:07 - Redação

RIO DE JANEIRO - Cerca de dez mil trabalhadores das comunidades da Rocinha, de Manguinhos e do Complexo do Alemão, no Rio, devem se inscrever, até esta terça-feira, no Sistema Nacional de Empregos para as vagas de trabalho nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A afirmação foi feita hoje pelo secretário de Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino.

Segundo ele, o atendimento em Manguinhos será realizado nesta terça no Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDD), na Rua Leopoldo Bulhões, na comunidade de Varginha. Embora não haja nenhuma mudança no processo de cadastramento, a segurança poderá ser intensificada com um aumento de policiais.

“Nós não solicitamos nenhuma alteração na rotina de trabalho, mas temos a consciência de que devemos cuidar da segurança da comunidade, das pessoas que estão trabalhando no atendimento para as inscrições e dos trabalhadores que estarão nas obras do PAC”, declarou.

Para o secretário, os números mostram o apoio das comunidades e o desejo dos trabalhadores em participar das obras do PAC. Somente ontem, cerca de três mil pessoas foram inscritas nas três comunidades e, no total, aproximadamente sete mil inscrições já foram realizadas. De acordo com Sabino, esses dados superam a expectativa de cadastramento da secretaria.

Prioridade para moradores

O secretário destacou que os trabalhadores não precisam chegar de madrugada para garantirem suas vagas, pois a ordem de inscrição não pesará na escolha dos funcionários. “As empresas selecionarão os trabalhadores segundo suas necessidades. Mas todas as pessoas que se inscreverem estarão, automaticamente, cadastradas no Sistema Nacional de Empregos. Eles não só concorrerão às vagas das obras do PAC, mas também a outras oportunidades em empresas e indústrias”.
 
A única prioridade para as vagas de trabalho do PAC, segundo Sabino, é morar nas comunidades onde as obras serão realizadas. Além disso, 20% das oportunidades são destinadas às mulheres.

Locais e datas de inscrição

As inscrições em Manguinhos irão até sexta-feira, entre 9h30 e 17h. Amanhã, elas serão na Avenida dos Democráticos, em frente a escola de samba de Manguinhos. Na quinta-feira, acontecerão na Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), na Avenida Dom Hélder Câmara, próximo ao Viaduto de Benfica. Já na sexta, novamente no CCDC.

Em função da grande procura pelo cadastro, as inscrições também seguem nesta semana na Rocinha, no mesmo horário. Os interessados devem ir até a unidade móvel, localizada na quadra da Acadêmicos da Rocinha, Rua Bertha Lutz, em São Conrado.

Já no Complexo do Alemão, o cadastramento irá até quarta-feira na Rua Joaquim de Queiroz, em frente à Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). A partir de quinta-feira, será dentro do Complexo, nas comunidades de Nova Brasília, Reservatório de Ramos, Loteamento Guadalajara, Fazendinha, Casinhas, Fazenda das Palmeiras, Loteamento Castrol, Morro da Baiana, Morro da Viúva e Morro do Adeus.

Para o cadastro das vagas, os candidatos devem levar carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e comprovante de residência. Caso não possua carteira de trabalho, a unidade móvel promove a emissão do documento no momento do cadastro.

Leia mais sobre: obras do PAC





US Multimídia


Publicidade


Enquete