iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

“Será a maior queima de fogos de todos os tempos", diz secretário sobre réveillon do Rio

12/12 - 12:24 - Bárbara Skaba, do Último Segundo

RIO DE JANEIRO - O tradicional réveillon da praia de Copacabana, na zona sul do Rio, terá como principal novidade este ano a interatividade. A informação é do secretário especial de Turismo da cidade, Rubem Medina, que participou de uma coletiva nesta quarta-feira. “Teremos a maior queima de fogos de todos os tempos", disse o secretário. Segundo ele, o público, estimado em 2 milhões de pessoas na praia, vai ser a peça principal do evento, já que fará a contagem regressiva para o ano novo.

“Claro que nosso grande evento é a queima de fogos, mas, este ano, também será a participação popular”. Medina destacou que as novidades para a festa da virada visam permitir que todos participem. A queima de fogos, feita por oito balsas, será em 3D, o que fará com que a visualização seja boa de qualquer ponto da praia.

Haverá 16 minutos de queima de 22 mil bombas com efeitos especiais. “Serão efeitos fantásticos, jamais vistos não só em Copacabana como no mundo”, declarou o secretário. Além disso, o palco será octogonal e vazado, permitindo que o artista seja visto de todos os ângulos.

Divulgação/Prefeitura do Rio
Planta do palco de Copacabana

O secretário não acredita que a substituição dos três palcos usados no ano passado por apenas um maior, com 65 metros de largura e 11 de altura, vá concentrar o público. “A praia inteira será sonorizada de forma que todos se sintam perto do palco. Será uma sonorização muito envolvente e haverá seis telões espalhados”, disse.

A sonorização, segundo os organizadores do evento, é exatamente outra grande novidade deste ano. Serão 32 torres de som com entre 10 e 12 metros, espalhadas pela orla, do Leme ao Posto 6. “O mote deste ano é sonorizar a praia inteira, o que nunca aconteceu. Assim, será possível que 2 milhões de pessoas façam a contagem ao mesmo tempo”, afirmou Abel Gomes, diretor geral do evento.

O tema da virada será “Réveillon Copacabana 2008 – a janela do Rio no Brasil e no mundo” e contará com uma homenagem aos principais marcos da cidade em 2007 – os Jogos Pan-americanos e a eleição do Cristo Redentor como uma das maravilhas do mundo.

Festas espalhadas por 10 bairros

Além de Copacabana, mais nove bairros receberão festas no réveillon. Serão espalhados palcos com atrações em Ipanema, Flamengo, Penha, Sepetiba, Ilha do Governador, Pedra de Guaratiba, Paquetá, Ramos e Barra da Tijuca.

Em Ipanema, será organizada a festa “Guaraná Zero Stereo Beach”, que ocorrerá das 16h às 4h. A idéia, segundo os organizadores, é transformar a praia “em uma grande pista de dança”, com a participação de vários DJs. “Queremos mostrar as principais atrações da cena eletrônica carioca”, afirmou Fábio Tabach, da Tabach StormingBrain, empresa que assume a direção artística.

Na Barra, haverá queima de fogos de 12 minutos a partir de uma estrutura montada no Píer. A festa começará às 17h, com o bloco Suvaco de Cristo passando pela orla para chamar o público. às 19h, eles sobem ao palco para dar início oficialmente ao Réveillon. O grande diferencial será o tema ecológico. Serão distribuídas sacolas para que o público não jogue lixo no chão e, para eliminar a emissão de gases tóxicos pelos equipamentos, serão plantadas 600 mudas de árvores em escolas municipais.

Nos demais bairros, haverá bandas, DJs e baterias de escolas de samba animando o público até as 3h do dia primeiro. No Flamengo, na Penha, em Paquetá, na Ilha do Governador e em Ramos também haverá queima de fogos.

Movimentação da economia

A estimativa é que o Rio receba cerca 600 mil turistas nacionais e internacionais só no réveillon. “Mas acreditamos que esse número será ultrapassado”, disse Medina. Segundo ele, o turismo resultará em um impacto financeiro de US$ 450 milhões para a cidade. Ao todo, são esperadas 4 milhões de pessoas participando do réveillon em todo o Rio.

O orçamento do réveillon para toda a cidade é de R$ 6,4 milhões só por parte da prefeitura. Além dessa quantia, haverá participação da iniciativa privada, através de patrocinadores das festas de cada bairro.

Leia mais sobre: réveillon - Copacabana




US Multimídia


Publicidade


Matérias Relacionadas


Enquete


 

fechar [x]