iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Prisão de menina com homens no Pará ganha repercussão internacional

30/11 - 12:11 - Redação

SÃO PAULO -  O caso da adolescente de L., de 15 anos, que dividiu uma cela com 20 homens em Abaetetuba, no Pará, ganhou repercussão internacional.

A rede de televisão Al-Jazeera, do Catar,  visitou a prisão onde a menina ficou detida por 24 dias. Neste período, ela sofreu violência física e manteve relações sexuais dentro da cela, segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML). A reportagem foi postada no site You Tube. Assista ao vídeo, em inglês, ao lado.

Segundo a reportagem, a televisão não tinha autorização para a filmagem. "Isso é o que as autoridades brasileiras não querem enxergar", diz o repórter Gabriel Elizondo, que ficou três dias capturando as imagens.

O repórter afirma que, por trás da principal prisão de Abaetetuba, há um pesadelo. "Este é um local onde basicamente bêbados, criminosos e bandidos ficam juntos. É degradante", afirma.

De dentro da cadeia, Elizondo mostra carros aparentemente abandonados e com os vidros quebrados. A rede de TV critica a posição dos guardas do local, que ficam sentados e, de acordo com os habitantes do município, não fazem as leis serem cumpridas.

O morador Miguel Negrão afirma que em Abaetetuba as leis não valem. “Às três da manhã, alguns presidiários deixam a cadeia. Não sei como eles fazem isso, mas eles fazem”, acusa.

A Al-Jazeera denuncia o fato de Abaetetuba ter 70 mil habitantes e nenhuma prisão feminina. "Há apenas uma em todo o Estado do Pará", relata Elizondo.

Segundo a reportagem, o abuso que a menor a sofreu provocou indignação de entidades que lutam pelos direitos humanos do mundo. O representante da Anistia Internacional Tim Cahill afirma que "o sistema carcerário brasileiro entrou em colapso e tem vários problemas".

Leia mais sobre: menina presa com homens - Pará - Al-Jazeera




US Multimídia


Publicidade


Enquete


 

fechar [x]