iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Funcionários da BRA fazem manifestação em São Paulo

09/11 - 08:20, atualizada às 11:23 09/11 - Redação com Agência Estado

Cerca de 300 pessoas, entre funcionários da BRA, usuários de transportes aéreos e presidentes sindicais, se reuniram na Avenida Ipiranga, 318, em frente ao edifício sede da BRA em São Paulo, nesta manhã, segundo informações da Federação Nacional dos Trabalhadores de Transportes Aéreos. O presidente do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo, Reginaldo Alves de Souza, afirmou que a reunião acabou por volta de 11h. "Utilizamos um carro de som para conversar com os funcionários e esclarecer sobre os direitos que eles têm", afirmou.  

 

De acordo com o presidente de Federação, Uébio José da Silva,o objetivo da manifestação foi protestar contra a demissão de todos os funcionários da BRA e também contra o cancelamento dos vôos nacionais e internacionais. "Queremos minimizar os reflexos, porque as maiores vítimas são os trabalhadores e os usuários", afirmou

Inicailamente, os funcionários iriam até o Tribunal Regional do Trabalho, mas desistiram da idéia e preferiram ficar no local. "Estamos com um número pequeno de trabalhadores, achamos melhor dizer as palavras de ordem e nos manisfestar aqui mesmo", contou. O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, também estava na sede da companhia para apoiar o protesto.

Bloqueio de bens da BRA

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos entrou com ação na primeira região da Justiça do Rio de Janeiro pedindo o bloqueio de todos os bens que a BRA possua e a indisponibilidade dos bens dos sócios. "É uma medida para os funcionários não ficarem desassistidos, a exemplo do que aconteceu com os trabalhadores da Varig", explicou Silva.

Segundo Silva, o Sindicato dos Trabalhadores dos Aeroviários também deve ingressar com ação cautelar pedindo o arresto dos bens da empresa.

Suspensão de vôos

A BRA pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a suspensão de todos os seus vôos na tarde de terça-feira. Desde então, os passageiros com bilhetes comprados, são alocados em vôos de outras companhias ou aguardam o reembolso do valor pago. Antes do pedido, cerca de 70 mil bilhetes haviam sido emitidos para viagens até março de 2008. Por esse motivo, o Procon de Guarulhos vai entrar com um representação no Ministério Público Estadual contra a BRA.

A organização acusa a companhia aérea de continuar vendendo passagens em seu site mesmo depois de ter enviado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o documento pedindo a suspensão de todos os seus vôos nacionais e internacionais.

Nota oficial

A BRA divulgou nesta sexta-feira nota oficial em que explica como é a prática de endosso das passagens.

Leia a íntegra da nota:

A BRA Transportes Aéreos informa que:

  • Inicialmente, endossará todos os bilhetes emitidos para viagens nacionais até o dia 10 de janeiro de 2008;
  • O passageiro deve obter o endosso do bilhete aéreo – na cópia do bilhete eletrônico – em qualquer loja BRA;
  • Com o endosso em mãos, os passageiros devem se dirigir à loja BRA no aeroporto de Guarulhos ou ao balcão de check-in da BRA para obterem documento hábil de transferência entre as demais empresas aéreas;
  • No caso de desistência da viagem antes do atendimento em outra companhia aérea, o documento de endosso (item 3) deverá ser apresentado para as providências de reembolso em qualquer loja BRA;
  • As regras de reembolso anteriormente divulgadas permanecem inalteradas;
  • Para viagens internacionais não iniciadas, a BRA receberá apenas solicitações de reembolso. Para viagens de retorno ao ponto de origem, o passageiro deve procurar as lojas da BRA ou atendimento da companhia nos aeroportos.
  • A acomodação nas demais empresas está sujeita às normas e procedimentos das mesmas.

Leia mais sobre: Companhias Aéreas

Leia também





US Multimídia


Publicidade


Enquete