23/10 - 13:39 - Redação
O Ministério Público, a Polícia Militar e agentes da Força-Tarefa do Rio Grande do Sul realizam nesta terça-feira a Operação "Jubilados" contra acusados de estelionato. Segundo o MP, a quadrilha se dedica a fraudar bancos, lojas e, principalmente, aplicar golpes em aposentados. A ação foi deflagrada em Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. A polícia cumpre 19 mandados de busca e apreensão de documentos e computadores.
Segundo a Força-Tarefa, o grupo vem sendo monitorado há seis meses. A promotoria de Justiça estima que a quadrilha fez, ao menos, 100 vítimas dentre pessoas físicas e jurídicas.
Segundo a Promotoria cerca de 40 pessoas participam, principalmente, como “laranjas” da organização.
O grupo conseguia dados de aposentados diretamente do INSS – como o extrato de benefício – e com base nesse documento "montava uma nova pessoa", explica o promotor de Justiça João Nunes. A partir desse momento, vários outros documentos eram falsificados para obtenção de empréstimos bancários. Em seguida, a quadrilha utilizava uma empresa radicada no mercado para fazer a intermediação do empréstimo junto aos bancos.
A investigação apurou que o grupo obtinha uma média de 10 empréstimos por mês na rede bancária. “Depois de aberta a conta na agência, o laranja sacava todo o dinheiro depositado com o cartão bancário que recebia”, afirma João Nunes.
Leia mais sobre: fraudes, golpes contra aposentados
Publicidade
Temporais não dão trégua e deixam 49 cidades em situação de emergência no RS
Ministério Público do ES prende quadrilha envolvida com máfia dos caça-níqueis
Funcionários do Ministério Público se envolvem em tiroteio em Angra dos Reis
Bispos da Igreja Renascer são condenados à prisão pela Justiça dos EUA