iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Aeroportos do Rio ganharão novos postos de atendimento da Justiça

01/10 - 13:23, atualizada às 13:25 01/10 - Redação

RIO DE JANEIRO - Os aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont ganharão dois Juizados Especiais Cíveis na próxima segunda-feira. Segundo o Tribunal de Justiça do Estado, os novos postos de atendimento vão atuar para diminuir o prejuízo dos passageiros, atuando em casos de overbooking, atrasos e cancelamentos de vôos. O atendimento será gratuito e o passageiro não precisará estar acompanhado de um advogado.

Os juizados também poderão avaliar casos de extravio, violação e furto de bagagens, divulgação de informações, alimentação, hospedagem e defeito do serviço das companhias aéreas.

"Os Juizados representam uma nova Justiça, que vem a tempo, na hora. Isto vai permitir que os passageiros tenham onde se queixar. Eles não podem ficar sem informações", afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro.

Os postos de atendimento foram criados seguindo uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e terão competência exclusiva para conciliação e transação entre passageiros e companhias aéreas.

De acordo com o TJ do Rio, se a empresa aérea desrespeitar a determinação do juizado, ela deverá pagar multa diária.

O Tribunal de Justiça do Rio atuará nos aeroportos em parceria com a Justiça Federal, a Polícia Federal, o Procon, a Infraero, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Também colaboram a Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), a Guarda Municipal, a Secretaria de Turismo e a Defensoria Pública, entre outras entidades.

O horário de funcionamento dos postos será de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h.

 

Leia mais sobre: aeroportos - crise aérea

Veja também:





US Multimídia


Publicidade


Enquete