12/09 - 19:25, atualizada às 20:01 12/09 - Redação
Duas horas depois da absolvição no Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), se manifestou pela primeira vez sobre o resultado da votação do processo que pedia sua cassação. Em nota, o senador se disse vítima e afirmou que vai estabelecer diálogo com opositores para retomar a normalidade no Senado.
Leia a nota na íntegra:
"O resultado da votação de hoje é uma vitória da democracia, mas é também um momento de refletir sobre as perdas que esse processo político provocou.
Nesses mais de cem dias, muitos de nós perdemos algo. Eu perdi mais. Abri mão de momentos de convivência com minha família e com amigos.
Mas confirmamos que, mesmo com eventuais injustiças e excessos inerentes ao processo democrático, é preciso acreditar nas instituições, fortalecê-las e não perder a confiança de que a verdade sempre prevalecerá.
Não guardo mágoa nem ressentimentos. O único sentimento que me move é o do entendimento e do diálogo. Esse processo se encerra com a reafirmação do mútuo respeito e da serenidade que sempre caracterizaram a convivência política nesta Casa.
A partir da decisão madura e soberana do Plenário do Senado, já comecei a procurar os líderes e presidentes de partidos para prosseguirmos na agenda legislativa que de fato interessa ao País, à população.
Não tenho dúvidas. Saberei corresponder aos anseios da instituição e aproximá-la cada vez mais da sociedade brasileira".
Senador Renan Calheiros, presidente do Senado Federal
Leia também:
Leia mais sobre: Renan Calheiros
Publicidade
Corregedor do Senado começa investigação sobre denúncia de espionagem
Lula afirma que renúncia de Renan Calheiros foi solução para a crise
Sinopse de imprensa: construtoras conseguem obras em reduto de Renan
Renan retorna ao Senado e nega possibilidade de requerer nova licença