31/08 - 11:36 - Agência Estado

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, disse que a grande novidade dos dados preliminares da contagem da população dos censos de 2007 é a taxa de fecundidade na área rural, que está se aproximando da taxa das áreas urbanas. Segundo ele, a média de moradores por domicílio caiu de 3,92 em 2000 para 3,56.
"Em média, a família brasileira tem agora bem menos do que dois filhos. Esse resultado reflete a continuação do processo de queda na taxa de fecundidade na área urbana, mas principalmente na área rural", afirmou Nunes.
O IBGE divulgou hoje dados preliminares revelando que a Contagem da População 2007 já recenseou mais de 105 milhões de pessoas e cerca de 34 milhões de domicílios em todo o País. A Contagem da População foi realizada em 5.414 municípios com até 170 mil habitantes e em mais 21 municípios situados em 14 Estados onde, além da capital, um ou dois excedem esse teto de população.
Para os 129 municípios restantes, incluindo o Distrito Federal, onde não aconteceu a contagem, repetiu-se preliminarmente a estimativa da população de 2006. Os resultados ainda são parciais, apesar do processo de coleta de informações já ter sido encerrado. A relação final da população dos 26 Estados e do Distrito Federal deverá ser divulgada no próximo dia 24 de setembro.
Publicidade
Menos de um terço dos municípios priorizou a contratação de professores em 2006
Diferença entre projeção da população e contagem do IBGE chega a 374%