iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

 
 

 

iG BUSCA

enhanced by


 


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Integrantes da elite carioca jogam ovos pela janela em vídeo na internet

03/08 - 16:42, atualizada às 18:00 03/08 - Renata Castro, do Último Segundo

RIO DE JANEIRO – Membros da elite carioca, conhecidos por suas suntuosas festas e apartamentos luxuosos na zona sul da cidade, também podem ficar famosos, agora, por um hábito menos educado: atirar ovos pela janela. Em um vídeo disponível na internet, a socialite Narcisa Tamborindeguy e Boninho, diretor do Big Brother Brasil, confessam que “adoram” jogar ovos da rua do alto da sacada do apartamento.

O vídeo foi produzido e narrado por João Eduardo, neto do ex-governador do Estado Leonel Brizola. As imagens mostram jovens jogando ovos da varanda de um edifício na Avenida Vieira Souto, em Ipanema.

A produção teve direito até a trilha sonora -- com uma paródia da música “Wave”, de Tom Jobim. Uma das amigas de João Eduardo canta “Vou te tacar / Os olhos já não podem crer / Coisas que só uma galinha / pode entender”.

No vídeo, Boninho diz já ter jogado ovos pela janela. O diretor confessa, ainda, que suas principais vítimas eram prostitutas. Ele também sugere uma “receita” para aumentar o estrago. “Acertei muita vagabunda em São Paulo, muito ovo estragado. Tenho uma ótima receita: coloca éter dentro do ovo; espera três dias e fica beleza”, diz. No vídeo, a atriz Ana Furtado, mulher do diretor, diz que é “certinha” e nunca “jogou nada”.

Procurados pelo Último Segundo,  Boninho não foi encontrado e a assessoria da atriz não retornou as ligações.

A socialite Narcisa Tamborindeguy confessa que atira “tudo, almofada, ovo”, quando “fica doida”. “Eu adoro acertar, mas é difícil né?! Eu fico escondida, adoro me esconder! Taco balde d’água! Às vezes vem o síndico, a polícia quer subir, mas eu me tranco toda!”, diz ela no vídeo.

“Adoro jogar flores pela janela! Ai, ai, ai, o que eu mais gosto é jogas rosas! Buquês, margaridas! Elas já sabem que é da Narcisa! (...) Todo mundo gosta de fazer bobagem, né?”, conta a socialite em meio a gargalhadas, jogando ovos nos carros que passam na pista.

“Falta de assunto”

Procurada pelo Último Segundo, Narcisa disse que o vídeo não passou de uma brincadeira feita entre amigos e que estaria ganhando uma grande repercussão por “falta de assunto” da imprensa.

“Foi uma brincadeira feita em casa. Isso é falta de assunto. As pessoas têm de cuidar dos milhões roubados pelos políticos, das balas perdidas. O que as pessoas estão querendo é prejudicar nossa imagem”, disse ela.

Conhecido por realizar as festas mais luxuosas do Rio, no famoso edifício Chopin, em Copacabana, Bruno Chateaubriand, que também está no vídeo, afirma que já jogou até uma vassoura pela janela, “para colocar as bruxas para voar”.

Procurado pelo Último Segundo nesta sexta-feira, Bruno não retornou as ligações.

Gafe: socialmente incorretos

O comportamento da “elite carioca” flagrado no vídeo foi criticado pela consultora de etiqueta Ligia Marques, que disse que, normalmente, este tipo de atitude é atribuído a pessoas sem instrução. Lígia explica que parte do conceito de etiqueta social é saber se relacionar com os outros, adequando-se aos ambientes formais e informais. No caso dos ovos, “a situação se torna ainda mais grave, pois são pessoas com instrução, que não podem alegar desconhecimento de que o que fizeram é errado. São pessoas que, queiramos ou não, servem de modelo para outras tantas por estarem expostas na mídia”, afirma.

A consultora disse ainda que o simples ato de jogar objetos pela janela pode ser classificado como falta de bom senso ou de educação, mas é também vandalismo e falta de cidadania.

“Atitudes como esta dos ovos, pisar na grama, jogar lixo no chão, papel pela janela do carro, etc. não são mais admissíveis nos dias de hoje sem que sejam severamente criticadas. Em países mais civilizados são punidas com prisão”. Para Ligia, seria adequado que as pessoas do vídeo pedissem desculpas publicamente.

Exposição a risco

A ação de “jogar ovos pela janela” também pode ser punida criminalmente. O advogado Lauro Schuch explica que, no campo penal, o arremesso de objetos pode provocar a exposição de uma pessoa a risco, oferecendo perigo à sua integridade física. Também pode ser considerado um dano à integridade moral, por expor a pessoa a uma humilhação pública, caracterizando um caso de “injúria real”.

No campo cível, uma pessoa que seja atingida por um objeto jogado pela janela pode pedir indenização por danos morais -- por ser exposta a vexame e constrangimento público -- ou por danos ao patrimônio -- caso o objeto lançado danifique algum tipo de bem material.

Segundo Schuch, existe no Rio uma legislação municipal que regula a conduta urbana e veda qualquer tipo de comportamento que prejudique o convívio social. “Nesse caso, os ‘arremessadores’ e o condomínio de onde foram jogados os ovos e quaisquer outros objetos também podem ser punidos. A penalidade determina o pagamento de multa para a pessoa lesada”.

O que você acha da atitude dos 'jogadores de ovos'?
Um absurdo. Não podem agir assim

Normal. É só uma brincadeira



A consulta é realizada somente entre internautas e não tem valor de amostragem científica

 

Leia mais sobre: ovos - vídeo - elite - educação - vandalismo





 
 

US Multimídia


Publicidade

 

Enquete