iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Metade da verba destinada a ONGs é desviada

08/07 - 08:17 - Congresso em Foco

O governo federal repassou R$ 3 bilhões a organizações não-governamentais (ONGs) e organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips) em 2006. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, técnicos do Executivo, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) calculam R$ 1,5 bilhão, ou seja, quase a metade do dinheiro, tenha sido desviada da finalidade original dos convênios. O valor corresponde a 0,84% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Em 2002, 22 mil ONGs atuavam no Brasil; em 2006, esse número pulou para 260 mil; em 2007, calcula-se que tenha alcançado 300 mil. Dessas, somente 4,5 mil estão legalmente registradas no Ministério da Justiça. A fiscalização de ONGs e Oscips é trabalho de apenas 12 funcionários da Justiça.

A situação é tão grave que o Ministério do Planejamento resolveu criar duras regras para a assinatura dos convênios com ONGs. "Desde o escândalo dos sanguessugas vimos que não dava para continuar do jeito atual. Então, fizemos várias reuniões com o TCU, que tem um trabalho de fiscalização muito bom a respeito dos convênios das ONGs, e com a Controladoria-Geral da União. O resultado foi a elaboração de um decreto com regras que visam a inibir as irregularidades", informou ao jornal o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Leia a íntegra no Congresso em Foco

Leia mais sobre: ONGs





US Multimídia


Publicidade


Matérias Relacionadas

26/02/2007 - 08:28:23

Adeus, folia

01/08/2007 - 05:14:12

Rede sem lei

24/07/2007 - 04:12:53

Vou de táxi?

25/06/2007 - 06:28:45

Será que sai?


Enquete